Análise das concepções de educação ambiental de livros paradidáticos pertencentes ao acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008

Autores

  • Luciana da Silva Caretti
  • Vânia Gomes Zuin

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p141-169

Palavras-chave:

Concepções de educação ambiental, Livros paradidáticos, PNBE

Resumo

O Governo Federal implantou em 1997 um programa de fomento à leitura intitulado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que encaminha acervos de livros paradidáticos às escolas públicas brasileiras. O presente artigo procurou traçar uma relação entre esses livros e a educação ambiental (EA) através da análise das obras que abordam questões ambientais pertencentes ao acervo do PNBE 2008. Analisamos três livros e os classificamos de acordo com suas concepções de EA utilizando as categorias que Silva (2007) sugere a respeito das relações que estabelecemos com o ambiente. Utilizamos como metodologia a análise textual discursiva, que transita entre a análise de conteúdo e a análise do discurso. De antemão, podemos afirmar que, embora tenhamos encontrado maior ocorrência da vertente conservadora, os livros apresentam muitas possibilidades para o trabalho com a EA crítica em sala de aula, sendo bons instrumentos para problematizações acerca da temática ambiental e importantes ferramentas no processo de formação de leitores.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

nd435608833