Concepções de educação ambiental, Livros paradidáticos, PNBE
Resumo
O Governo Federal implantou em 1997 um programa de fomento à leitura intitulado Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que encaminha acervos de livros paradidáticos às escolas públicas brasileiras. O presente artigo procurou traçar uma relação entre esses livros e a educação ambiental (EA) através da análise das obras que abordam questões ambientais pertencentes ao acervo do PNBE 2008. Analisamos três livros e os classificamos de acordo com suas concepções de EA utilizando as categorias que Silva (2007) sugere a respeito das relações que estabelecemos com o ambiente. Utilizamos como metodologia a análise textual discursiva, que transita entre a análise de conteúdo e a análise do discurso. De antemão, podemos afirmar que, embora tenhamos encontrado maior ocorrência da vertente conservadora, os livros apresentam muitas possibilidades para o trabalho com a EA crítica em sala de aula, sendo bons instrumentos para problematizações acerca da temática ambiental e importantes ferramentas no processo de formação de leitores.