A educação ambiental pode propiciar uma nova percepção nas relações entre o homem e a natureza, assim como reforçar a necessidade de o homem agir como cidadão na busca de soluções para problemas locorregionais. A presente pesquisa objetivou promover estratégias de formação continuada de professores tendo como eixo norteador o Bioma Caatinga e as problemáticas ambientais do Rio Taperoá. As atividades estão sendo desenvolvidas com 42 docentes, em intervalos mensais (novembro/2006-abril/2009), em três escolas do município de São João do Cariri - PB. Esta pesquisa é de cunho qualitativo (Pesquisa Etnográfica e Fenomenológica) e nela têm sido desenvolvidas diferentes ações teórico-prático-instrumentais, tais como: análise das concepções dos docentes sobre Meio Ambiente e EA; oficinas ecopedagógicas; discussões e atividades lúdicas; estudos do meio; exposições científicas e culturais. A partir das ações desenvolvidas com os educadores, percebeu-se que uma grande maioria destes tem atuado de forma intertransdisciplinar, relacionando e discutindo as problemáticas ligadas à Caatinga nas suas disciplinas.