Educação Ambiental no Bioma Caatinga: formação continuada de professores de escolas públicas de São João do Cariri, Paraíba

Autores

  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraíba
  • Hugo da Silva Florentino UFPB; Centro de Educação
  • Thiago Leite de Melo Ruffo UFPB; Centro de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p171-193

Palavras-chave:

Semiárido, Profissionalização Docente, Oficinas Ecopedagógicas

Resumo

A educação ambiental pode propiciar uma nova percepção nas relações entre o homem e a natureza, assim como reforçar a necessidade de o homem agir como cidadão na busca de soluções para problemas locorregionais. A presente pesquisa objetivou promover estratégias de formação continuada de professores tendo como eixo norteador o Bioma Caatinga e as problemáticas ambientais do Rio Taperoá. As atividades estão sendo desenvolvidas com 42 docentes, em intervalos mensais (novembro/2006-abril/2009), em três escolas do município de São João do Cariri - PB. Esta pesquisa é de cunho qualitativo (Pesquisa Etnográfica e Fenomenológica) e nela têm sido desenvolvidas diferentes ações teórico-prático-instrumentais, tais como: análise das concepções dos docentes sobre Meio Ambiente e EA; oficinas ecopedagógicas; discussões e atividades lúdicas; estudos do meio; exposições científicas e culturais. A partir das ações desenvolvidas com os educadores, percebeu-se que uma grande maioria destes tem atuado de forma intertransdisciplinar, relacionando e discutindo as problemáticas ligadas à Caatinga nas suas disciplinas.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

nd2134595689