Percepção, cognição e aprendizagem socioambiental em unidade de conservação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v6i2p79-99Resumo
O artigo analisa o envolvimento da percepção na construção deconhecimentos e práticas socioambientais numa trilha interpretativa (TI) de umaunidade de conservação (UC). O objetivo foi evidenciar a possibilidade deaprendizado em uma TI, provocado por conflito cognitivo do visitante aoproblematizar o ambiente. Fundamentado na Psicologia e EpistemologiaGenética (PEG) piagetiana, o artigo discute a construção do conhecimentomediada por conflitos e desequilíbrios cognitivos. As informações coletadasreferem-se a vinte e um sujeitos acompanhados e entrevistados ao longo da TI. Aanálise das informações ocorreu de forma qualitativa e quantitativa por meio deanálise de conteúdo e da classificação hierárquica descendente feita pelo softwareALCESTE. As análises realizadas na ótica PEG demonstram que as informaçõescoletadas afirmam o papel do conflito cognitivo na re/des/construção daspercepções em atividades de educação ambiental.Downloads
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Publicado
2012-07-25
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Serpe, B. M., Rosso, A. J., & Camargo, B. V. (2012). Percepção, cognição e aprendizagem socioambiental em unidade de conservação. Pesquisa Em Educação Ambiental, 6(2), 79-99. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v6i2p79-99