A educação ambiental na escola básica: diretrizes para a divulgação dos conhecimentos científicos

Autores

  • Marília Freitas de Campos Tozoni Reis
  • Jandira Liria Biscalquini Talamoni
  • Sonia Silveira Ruiz
  • Juliana Pereira Neves
  • Lucas André Teixeira
  • Luciana Falcon Cassini
  • Marina Battistetti Festozo
  • Nadja Janke
  • Jorge Sobral da Silva Maia
  • Helena Maria da Silva Santos
  • Lilian Giacomini Cruz
  • Regina Helena Munhoz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p29-48

Resumo

O estudo que originou este artigo teve como objetivo compreender as fontes de informação dos(as) professores(as) da educação básica sobre educação ambiental (EA) para contribuir para a inserção desta na escola básica. Foi um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo e os dados para análise foram coletados por observações e entrevistas com cerca de trezentos professores e professoras em catorze municípios da região central do estado de São Paulo. Apresentamos aqui as conclusões finais do estudo: a sistematização de diretrizes para publicações mais adequadas para a inserção da EA na educação básica. Apontamos, nesse sentido, a necessidade de problematizar com a comunidade científica essas diretrizes, como também de criar, na formação inicial e permanente dos(as) professores(as), espaços de discussão de formas adequadas de busca de informações sobre educação ambiental.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reis, M. F. de C. T., Talamoni, J. L. B., Ruiz, S. S., Neves, J. P., Teixeira, L. A., Cassini, L. F., Festozo, M. B., Janke, N., Maia, J. S. da S., Santos, H. M. da S., Cruz, L. G., & Munhoz, R. H. (2013). A educação ambiental na escola básica: diretrizes para a divulgação dos conhecimentos científicos. Pesquisa Em Educação Ambiental, 7(1), 29-48. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p29-48