Império da Natureza, nomadismo ambiental: pedagogias culturais nas fotografias da revista National Geographic Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p121-137Resumo
Este artigo investiga as pedagogias culturais das fotografias da revista National Geographic Brasil no intuito de argumentar a existência de um processo educativo ambiental intrínseco ao regime imagético da natureza. Ao articular Estudos Culturais em Educação e em Educação Ambiental com Teorias da Fotografia, partirmos do pressuposto de que as imagens têm assumido um lugar cada vez mais central nas relações pedagógicas do mundo contemporâneo. Busca-se mostrar como as imagens da natureza presentes na revista articulam uma pedagogia ambiental segundo dois modos: a fabricação de um Império da Natureza e a evocação de um nomadismo ambiental, processos radicalmente ligados ao atual estágio do capitalismo contemporâneo que tornam a natureza e a subjetividade os últimos territórios a serem colonizados. O regime fotográfico da natureza na revista educa ambientalmente quando fabrica certo mundo como natural, forjando certo tipo de sujeito habilitado a desfrutar das potências da natureza.Downloads
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Publicado
2013-01-10
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Oliveira, T. R. M. de, & Araujo, R. M. dos S. (2013). Império da Natureza, nomadismo ambiental: pedagogias culturais nas fotografias da revista National Geographic Brasil. Pesquisa Em Educação Ambiental, 7(1), 121-137. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p121-137