Império da Natureza, nomadismo ambiental: pedagogias culturais nas fotografias da revista National Geographic Brasil

Autores

  • Thiago Ranniery Moreira de Oliveira
  • Rodrigo Michell dos Santos Araujo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p121-137

Resumo

Este artigo investiga as pedagogias culturais das fotografias da revista National Geographic Brasil no intuito de argumentar a existência de um processo educativo ambiental intrínseco ao regime imagético da natureza. Ao articular Estudos Culturais em Educação e em Educação Ambiental com Teorias da Fotografia, partirmos do pressuposto de que as imagens têm assumido um lugar cada vez mais central nas relações pedagógicas do mundo contemporâneo. Busca-se mostrar como as imagens da natureza presentes na revista articulam uma pedagogia ambiental segundo dois modos: a fabricação de um Império da Natureza e a evocação de um nomadismo ambiental, processos radicalmente ligados ao atual estágio do capitalismo contemporâneo que tornam a natureza e a subjetividade os últimos territórios a serem colonizados. O regime fotográfico da natureza na revista educa ambientalmente quando fabrica certo mundo como natural, forjando certo tipo de sujeito habilitado a desfrutar das potências da natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, T. R. M. de, & Araujo, R. M. dos S. (2013). Império da Natureza, nomadismo ambiental: pedagogias culturais nas fotografias da revista National Geographic Brasil. Pesquisa Em Educação Ambiental, 7(1), 121-137. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p121-137