Compreendendo a formação ecológica de monitores ambientais: o caso do Projeto ‘Monitores Ambientais de Recursos Hídricos’

Autores

  • Priscila Gonçalves de Souza Salvati
  • Angélica Cosenza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p139-153

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a compreensão da formação de monitores ambientais, buscando entender conceitos, valores e comportamentos ambientais construídos pelos jovens monitores participantes do Projeto ‘Monitores Ambientais de Recursos Hídricos’, conduzido pela Embrapa durante os anos de 2009 e 2010. Buscou-se com esse estudo entender percepções e ações dos monitores em relação ao meio ambiente local, avaliar suas impressões sobre suas atuações na realização das análises de água e analisar se estes se tornaram referência como multiplicadores de conhecimentos nas comunidades em que vivem. Essa pesquisa foi focada nos princípios de pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os monitores mostraram ter apreendido conceitos, valores e comportamentos ambientais. Porém, sua formação parece não ter sido atrelada às questões socioambientais e ao envolvimento comunitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Salvati, P. G. de S., & Cosenza, A. (2013). Compreendendo a formação ecológica de monitores ambientais: o caso do Projeto ‘Monitores Ambientais de Recursos Hídricos’. Pesquisa Em Educação Ambiental, 7(1), 139-153. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p139-153