A temática ambiental no curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p155-166Resumo
Embora o estudo do Meio Ambiente seja considerado essencial na formação de professores, pesquisas apontam que nas licenciaturas esse estudo ocorre de maneira incipiente. Neste artigo apresentamos uma investigação sobre a inclusão da dimensão ambiental no curso de Pedagogia da Unesp/Araraquara, confrontando o que é proposto com as recomendações da Política Nacional de Educação Ambiental. A partir da análise documental do Projeto Político-Pedagógico e dos Programas de Ensino das disciplinas do currículo do curso, verificamos que os temas de meio ambiente não aparecem entre os conteúdos, objetivos e ementas da maioria dessas disciplinas. Os resultados revelam uma discrepância entre o que é recomendado oficialmente e aquilo que está planejado para as disciplinas. Consideramos que a presença pouco efetiva da dimensão ambiental nos cursos de graduação acarreta a formação de profissionais despreparados para trabalhar adequadamente essa temática em sala de aula e que tal situação precisa ser modificada.Downloads
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Publicado
2013-01-10
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Lopes, T. M., & Zancul, M. C. de S. (2013). A temática ambiental no curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. Pesquisa Em Educação Ambiental, 7(1), 155-166. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p155-166