Uso de mapas mentais nas representações perceptivas de alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande, Piauí, Brasil: o caso do jacaré (Caiman crocodilus)

Autor/innen

  • Roberta Rocha da Silva-Leite Universidade Federal do Piauí image/svg+xml
  • Zilca Campos EMBRAPA
  • Paulo Augusto Zaitune Pamplin Universidade Federal de Alfenas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p47-69

Schlagwörter:

Biofilia, Conservação, Caiman

Abstract

O estudo da percepção pode contribuir de forma significativa para subsidiar propostas de conservação de espécies animais. Este estudo consistiu em verificar quais os tipos de relações perceptivas que os alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande (PI) possuem acerca do jacaré (Caiman crocodilus), visando contribuir para planos de educação ambiental. O método usado para a representação da percepção foi o emprego de mapas mentais. Os desenhos demonstraram a presença de elementos representativos da paisagem (landmarks) e a existência de ambiguidade em relação aos sentimentos dos alunos para com a figura do jacaré: sentimentos positivos (biofilia) e negativos (biofobia).

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

Veröffentlicht

2010-01-01

Ausgabe

Rubrik

nd1200889460

Zitationsvorschlag

Silva-Leite, R. R. da, Campos, Z., & Pamplin, P. A. Z. (2010). Uso de mapas mentais nas representações perceptivas de alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande, Piauí, Brasil: o caso do jacaré (Caiman crocodilus) . Pesquisa Em Educação Ambiental, 5(1), 47-69. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p47-69