Educação Ambiental como disciplina na formação dos biólogos: Um estudo de caso na universidade

Auteurs

  • Melchior José Tavares Júnior Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml
  • Ana Maria de Oliveira Cunha Universidade Federal de Uberlândia image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol10.n1.p104-118

Résumé

O objetivo desta pesquisa foi analisar a inserção da EducaçãoAmbiental como disciplina, no curso de Ciências Biológicas da UniversidadeFederal de Uberlândia (UFU), ministrada em 2009/1 e 2009/2, para entender seuslimites e possibilidades na formação do biólogo. A pesquisa se propôs ainda analisara influência dos parâmetros traçados em Tbilisi na proposta desenvolvida. Dentrodos parâmetros da pesquisa qualitativa, a opção foi pelo estudo de caso e realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e decampo. A análise dos dados subsidiada pelo referencial teórico escolhido indicou que o oferecimento da Educação Ambiental como disciplina, embora não seconstitua em uma situação ideal consiste em um avanço para sua inserção nocurso e que a disciplina atende alguns pressupostos para a Educação Ambientalacenados em Tbilisi, indo além dessas orientações sob influência de outrosaportes teóricos que subsidiam as discussões na área.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Melchior José Tavares Júnior, Universidade Federal de Uberlândia
    Biólogo, Doutor em Educação. Professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Ana Maria de Oliveira Cunha, Universidade Federal de Uberlândia
    Bióloga, doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Références

Téléchargements

Publiée

2015-07-06

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Tavares Júnior, M. J., & Cunha, A. M. de O. (2015). Educação Ambiental como disciplina na formação dos biólogos: Um estudo de caso na universidade. Pesquisa Em Educação Ambiental, 10(1), 104-118. https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol10.n1.p104-118