Relato de experiência: Myrian Muniz e Eu

Autores

  • Marcelo Braga de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.42781

Palavras-chave:

pedagogia teatral, formação do ator, teatro brasileiro, Myrian Muniz

Resumo

A pedagogia teatral desenvolvida por Myrian Muniz consiste em uma prática que lança um olhar muito particular sobre o trabalho do ator e que visa resgatar a experiência humana como base para este trabalho. Busco descrever, através desse relato, a minha experiência com a atriz, diretora e professora, sob a ótica do aprendiz-ator. Os objetivos são traçar um percurso de formação, através das diversas situações pedagógicas vivenciadas em um período de seis anos e, através dessas situações, propor uma análise dos principais pontos da pedagogia da Myrian Muniz. Esse relato permite que a linha de trabalho de Myrian, dentro da pedagogia teatral, seja associada ao processo de autoconhecimento do artista de teatro, à associação entre experiência e reflexão como fermento para o trabalho de criação teatral e a relação entre os indivíduos de um grupo como base para o trabalho do ator.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Braga de Carvalho, Universidade de São Paulo
    Mestre em artes cênicas pela UNESP e doutorando em formação do artista teatral pela ECA - USP. Professor de interpretação, montagem e improvisação na Faculdade Paulista de Arte.

Downloads

Publicado

2013-05-30

Edição

Seção

Artigos