Relato de experiência: Myrian Muniz e Eu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.42781Palavras-chave:
pedagogia teatral, formação do ator, teatro brasileiro, Myrian MunizResumo
A pedagogia teatral desenvolvida por Myrian Muniz consiste em uma prática que lança um olhar muito particular sobre o trabalho do ator e que visa resgatar a experiência humana como base para este trabalho. Busco descrever, através desse relato, a minha experiência com a atriz, diretora e professora, sob a ótica do aprendiz-ator. Os objetivos são traçar um percurso de formação, através das diversas situações pedagógicas vivenciadas em um período de seis anos e, através dessas situações, propor uma análise dos principais pontos da pedagogia da Myrian Muniz. Esse relato permite que a linha de trabalho de Myrian, dentro da pedagogia teatral, seja associada ao processo de autoconhecimento do artista de teatro, à associação entre experiência e reflexão como fermento para o trabalho de criação teatral e a relação entre os indivíduos de um grupo como base para o trabalho do ator.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).