The relationship between body and substrate color for Ambystoma altamirani (Caudata: Ambystomatidae) from the Arroyo los Axolotes, Mexico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v19i2p243-251Palavras-chave:
adulto, coloração, riacho, salamandraResumo
Relação entre a cor do corpo e do substrato de Ambystoma altamirani (Caudata: Ambystomatidae) em Arroyo los Axolotes, México. Examinamos se a coloração de Ambystoma altamirani varia e se está relacionada com a cor do substrato usado por essa salamandra na população de Arroyo los Axolotes, Estado do México, México. Estudamos essa população de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019 e classificamos as cores comparando-as com uma roda de cores padrão. A cor de fundo do corpo mais comum foi o verde-oliva (64%) seguido pelo preto (21%). As combinações de cores corporais mais comuns foram verde oliva com manchas pretas (44%), preto sólido (14%) e verde oliva com manchas pretas e amarelas (11%). As salamandras verde-oliva estiveram presentes em todos os meses de estudo, enquanto as restantes cores de base foram registadas em menos meses, sendo a maior diversidade de cores de base observada de abril a julho. Indivíduos de A. altamirani verde oliva, pretos e de cores claras usaram substratos escuros com mais frequência do que o esperado com base na disponibilidade em comparação com substratos intermediários ou claros. A falta de evidência de correspondência com a cor do substrato sugere que a seleção do substrato é baseada em outras características ambientais.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 ESALQ-USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.

CiteScore: 0.7