Canto de anúncio de Espadarana prosoblepon (Anura: Centrolenidae) de uma população dos Andes Centrais da Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v23i2p165-178Palavras-chave:
Anfíbios, Bioacústica, Canto nupcial, Comunicação acústica, Variação geográfica intraespecíficaResumo
O canto de anúncio da rã-de-vidro Espadarana prosoblepon foi descrito para populações da Costa Rica, na América Central, e do Equador, na América do Sul, mas não para populações da Colômbia. Como ter uma descrição detalhada do canto de anúncio de várias populações da mesma espécie é importante para a taxonomia, filogenia, ecologia, comportamento e evolução, descrevemos o canto de anúncio de uma população de E. prosoblepon da Colômbia. Analisamos 58 caraterísticas temporais e espectrais de 220 cantos de anúncio emitidas por 31 machos gravados entre outubro e dezembro de 2023 no Jardim Botânico “Cedro Rosado”, em Armenia, Departamento de Quindío, Andes Centrais da Colômbia. Em geral, o canto de anúncio de E. prosoblepon da população estudada consistiu de 2 ̶ 4 notas pulsadas (bipes) com frequência modulada. A duração média do canto foi de 230 ms (intervalo 190-430 ms) e das notas foi de 40,1 ms (31,0-48,7 ms), separados por intervalos de 143,5 ms (71,5-181 ms). A frequência dominante do canto foi de 5,2 kHz (4,9-5,6 kHz). Nossos resultados sugerem pequenas diferenças na duração da nota entre a população estudada na Colômbia e as populações de E. prosoblepon da Costa Rica e do Equador. São necessários mais estudos para testar os potenciais efeitos da temperatura e do tamanho do corpo nas caraterísticas do canto, tanto intra como interpopulacional. Dada a ampla distribuição geográfica latitudinal e altitudinal de E. prosoblepon, é possível que haja variação geográfica intraespecífica em seu canto.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2024 ESALQ-USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.

CiteScore: 0.7