Mobilização social e mudanças políticas: revisitando o conceito de gramáticas de ação política

Autores

  • Ana Natalucci Flacso Argentina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2015.102215

Palavras-chave:

Populismo, mobilização, gramáticas de ação política, institucionalização, Kirchnerismo.

Resumo

A partir de 2003, com a posse de Néstor Kirchner na Presidência da República Argentina, ocorreram mudanças na dinâmica da mobilização social. Que forma assumiram os efeitos da mobilização social: foram assimilados, integraram-se ou criaram novas pautas de ação? Produziu-se uma reedição do populismo de meados do século XX? Os primeiros estudos nesse sentido utilizavam uma perspectiva pós-estruturalista, sobretudo a partir da obra de Ernesto Laclau. Esses, apesar das contribuições, apoiavam-se na oposição entre momentos de mobilização e de institucionalização. Ao contrário, o objetivo deste artigo é analisar esses processos em uma perspectiva sociopolítica, em especial a partir da noção de “gramáticas de ação política”, considerando as características que assumiram e os modos como se institucionalizaram os efeitos da mobilização. Sem pretender ser exaustivo, o texto analisará o caso argentino durante o Kirchnerismo, como base para um exercício de Sociologia Política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Natalucci, Flacso Argentina

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Pesquisadora Assistente do Conicet, com sede no Instituto de Pesquisas Gino Germani (UBA), coordenadora do Coletivo de Estudos sobre Sociologia Política (IIGG-UBA) e professora de Graduação no curso de Ciência Política (UBA) e de Pós-Graduação na UBA e na Flacso Argentina.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Dossiê: “Movimentos Sociais e Instituições Políticas na América Latina”

Como Citar

Natalucci, A. (2015). Mobilização social e mudanças políticas: revisitando o conceito de gramáticas de ação política. Plural, 22(1), 83-106. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2015.102215