Estudantes do Prouni na crise do lulismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2019.138359Palavras-chave:
Prouni, Lulismo, Etnografia, Reestruturação produtiva, PrecariedadeResumo
Em 2005, o governo Lula inaugurou o Programa Universidade para Todos (Prouni), uma política de racionalização da gestão pública que serviu para estimular a formação de mão de obra qualificada para uma economia em expansão. No estudo de caso que deu origem a este artigo, desenvolvido em uma grande universidade privada de São Paulo, utilizou-se da abordagem etnográfica, onde bolsistas do Prouni, jovens alunos de cursos de tecnologia foram questionados sobre modos de vida, opiniões e expectativas sobre educação e trabalho, visões de mundo e da política em particular. Em busca de se manterem em condições competitivas no mercado de trabalho com a obtenção do diploma, entre este grupo especialmente incorporado pela reestruturação produtiva e pela alta rotatividade do mercado de trabalho, o diploma aparece como acúmulo de certificados, necessários para a fuga da “condição operária” que marcara a geração de seus pais e para o ingresso na classe média, com repercussões na maneira como se relacionam com a política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Política de direitos compartilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter seu trabalho à Plural, o autor concorda que: o envio de originais à revista implica autorização para publicação e divulgação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Plural se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. O conteúdo do periódico será disponibilizado com licença livre, Creative Commons - Atribuição NãoComercial- CompartilhaIgual –, o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que o autor seja citado, que não se faça uso comercial da obra em questão e que sejam distribuídos sob a mesma licença (ver: http://www.creativecommons.org.br/).