“Não falo o que o povo quer, sou o que o povo quer”: 30 anos (1987-2017) de pautas políticas de Jair Bolsonaro nos jornais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.149019Palavras-chave:
Imagem pública, Jair Bolsonaro, Análise de mídiaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a constituição da imagem pública do atual deputado federal Jair Bolsonaro a partir das pautas políticas associadas a ele em 30 anos de matérias jornalísticas. Foram utilizadas matérias de 1987 a 2017 veiculadas por dois jornais impressos de alcance nacional: a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Ao longo dos diferentes cargos políticos que ocupou, de que maneira seus posicionamentos dentro do debate político foram sendo apresentados a uma infinidade de leitores? Seria possível percebermos algum tipo de continuidade e/ ou alteração de pautas, indicando – ou não – certa “coerência” política? Quais seriam estes posicionamentos ou pautas? Estas são algumas das questões que animaram este trabalho. Na primeira seção do artigo serão feitas algumas ponderações teórico-metodológicas sobre as fontes utilizadas para a compreensão da natureza e do alcance dos nossos dados. Em seguida, apresentamos as técnicas e os métodos empregados, bem como o processo de coleta e caracterização dos dados. A terceira seção descreve a construção das categorias de análise utilizadas. A quarta e última sessão é composta pelos resultados qualitativos e quantitativos obtidos permeados por reflexões sobre as pautas políticas mais recorrentes nas matérias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Política de direitos compartilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter seu trabalho à Plural, o autor concorda que: o envio de originais à revista implica autorização para publicação e divulgação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Plural se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. O conteúdo do periódico será disponibilizado com licença livre, Creative Commons - Atribuição NãoComercial- CompartilhaIgual –, o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que o autor seja citado, que não se faça uso comercial da obra em questão e que sejam distribuídos sob a mesma licença (ver: http://www.creativecommons.org.br/).