Reconfigurando a cidade: arte e ocupação no Hotel Cambridge em São Paulo

Autores

  • Alex Flynn Durham University
  • Selma Vital Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.153618

Palavras-chave:

Fazer-cidade, Arte contemporânea, Desobediência epistêmica, Hotel Cambridge, Política prefigurativa

Resumo

Neste artigo, exponho como os praticantes da arte contemporânea incorporam desobediência epistêmica e o conceito de ocupação para proporem uma reconfiguração da cidade. Primeiro, argumento que há cada vez mais reflexão sobre a ressignificação do espaço urbano, provocada por um tipo particular de prática de arte contemporânea intersticial; em seguida, defendo que os contextos em que essas práticas ocorrem sugere que artistas trabalhando com tais paradigmas encontram, e respondem a, uma noção totalmente diferente de “participação” do que aquela articulada por Claire Bishop (2004, 2012) ou Nicolas Bourriaud (2002). A localização é essencial ao que caracteriza e forma a prática artística. Situadas na fronteira porosa entre espaços de arte contemporânea institucionais e não-institucionais e frequentemente integradas às complexas lutas pelo direito à cidade, essas práticas ocorrem dentro de redes e hierarquias, que derivam de múltiplos modos de vida. É esta encruzilhada de eixos – o horizontal e o vertical, o efêmero e o utópico – que dá a tal reconfiguração seu potencial único, enquanto também oferece uma teorização da já amplamente observada iminência da arte.

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Biografia do Autor

  • Alex Flynn, Durham University

    Doutor em Antropologia (University of Manchester) e Assistant Professor no Department of Anthropology da Durham University.

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Publicado

2018-11-24

Edição

Seção

Dossiê: "Teoria Social Urbana e Direito à Cidade: um debate interdisciplinar"

Como Citar

Flynn, A. (2018). Reconfigurando a cidade: arte e ocupação no Hotel Cambridge em São Paulo (S. Vital , Trad.). Plural, 25(2), 20-45. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2018.153618