O mundo do trabalho de jornalistas no Brasil: uma agenda de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.179830Palavras-chave:
jornalistas, mercado de trabalho, identidade profissional, mundos do trabalhoResumo
O objetivo deste artigo é sugerir uma agenda de pesquisa sobre o mundo do trabalho de jornalistas brasileiros a partir dos avanços nos estudos do tema no período 2000-2020. O procedimento metodológico consiste em levantamento bibliográfico e organização de tópicos relevantes para investigação, com abordagem qualitativa. A partir da elaboração de um conjunto de questões, propomos uma agenda de pesquisa para a próxima década, focada em quatro campos temáticos e um tópico conjuntural. Os campos temáticos são as mudanças estruturais do ofício, as transformações no padrão de regulação do trabalho, as novas formas de ação coletiva e os efeitos cruzados dos variados tipos de discriminações estruturais da sociedade brasileira sobre o mundo do trabalho de jornalistas. O tópico conjuntural diz respeito aos efeitos da pandemia de Covid-19 na atuação desses profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Política de direitos compartilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter seu trabalho à Plural, o autor concorda que: o envio de originais à revista implica autorização para publicação e divulgação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Plural se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. O conteúdo do periódico será disponibilizado com licença livre, Creative Commons - Atribuição NãoComercial- CompartilhaIgual –, o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que o autor seja citado, que não se faça uso comercial da obra em questão e que sejam distribuídos sob a mesma licença (ver: http://www.creativecommons.org.br/).