Socializando no Instagram: relações sociais e emoções juvenis durante a pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.206575

Palavras-chave:

Juventudes, Interações, Relações Sociais, Emoções, Instagram

Resumo

Durante a pandemia ao mesmo tempo em que foi evidenciada a exclusão de jovens no acesso à Internet e aparelhos móveis, também foi maximizado o uso das redes sociais na Internet. Este artigo foi elaborado a partir de informações obtidas em pesquisa desenvolvida junto a jovens universitários de diferentes identidades sociais inseridos no Instagram. O objetivo foi recolher as manifestações e expressões de emoções em seus perfis para analisar as relações sociais por meio da interação nessa rede social durante a pandemia da Covid-19, no período de julho do ano de 2021 a junho de 2022. Para tanto, recorremos a informações obtidas por meio de etnografia na Internet e de entrevistas realizadas junto a esses jovens. Os resultados apontaram que durante a pandemia ocorreu o aumento de interações entre os perfis desses jovens no Instagram. Nesse contexto, segundo os jovens, as suas relações sociais foram estabelecidas por meio de gerenciamento de emoções mais positivas do que negativas entre as publicações compartilhadas por eles no feed e nos stories.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANTUNES, Bianca. (2017). #tbt e o problema da instantaneidade e do imediatismo no Instagram. Anais do 40° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba/PR. https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-1512-1.pdf/ (acesso em 13/06/2021).

BLOG INSTAGRAM. (2021). Explicando melhor o funcionamento do Instagram. https://about.instagram.com/pt-br/blog/announcements/shedding-more-light-on-how-instagram-works/ (acesso em 04/10/2022).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2021). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD: Acesso à Internet e a televisão e posse de telefone móvel para uso pessoal. Brasil. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=34949&t=resultados/ (acesso em 04/10/2022).

CASTELLS, Manuel. (2003). A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.

ELIAS, Norbert. (1994). O processo Civilizador: uma História de Costumes. Rio de Janeiro: Editora Zahar.

FEIXA, Carles. (2014). De la Generación @ a la # Generación: La Juventude en la Era Digital. Barcelona: Nuevos Emprendimientos Editoriales.

GOFFMAN, Erving. (1985). A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes.

HINE, Christine. (2015). Por uma etnografia para a Internet: transformações e novos desafios. Entrevista concedida a Bruno Campaneira. Revista Matrizes, São Paulo, v. 9, n.2, (p.167-73).

HOCHSCHILD, Arlie. (2013). “Trabalho Emocional, Regras de Sentimentos e estrutura social”. In: COELHO, Maria Cláudia (org.). Estudos sobre interação: textos escolhidos. Rio de Janeiro: EDUERJ.

PAIS, Machado; LACERDA, Miriam; OLIVEIRA, Vitor. (2017). Juventudes contemporâneas, cotidiano e inquietações de pesquisadores em educação – uma entrevista com José Machado Pais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, s/v, n. 64, (p. 301-13).

PIZA, Mariana Vassalo. (2012). O fenômeno do Instagram: considerações sobre perspectivas tecnológicas. (Monografia). Brasília: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília.

RECUERO, Raquel. (2009). Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Ed. Sulina.

SCHEFF, Thomas J. (1990). Microsociology: discourse, emotion, and social structure. Chicago: University of Chicago Press.

SIBILIA, Paula. (2016). O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. (2019). UFPI no Instagram. Disponível em https://www.ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/6505-ufpi-no-Instagram/ (acesso em 04/10/2022).

VAN DIJCK, Jose. (2013). The culture of connectivity: a critical histories of social media. Nova York: Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Dossiê Sociologia Digital e suas reflexões

Como Citar

Rodrigues, F. S., & Luz, L. C. X. (2023). Socializando no Instagram: relações sociais e emoções juvenis durante a pandemia da covid-19. Plural, 30(01), 70-85. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2023.206575