A renovação popularizadora católica

Autores

  • André Ricardo de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75766

Palavras-chave:

Igreja Católica, mercado religioso, marketing católico, padres cantores, Renovação Carismática Católica.

Resumo

Na década de 1990, a Igreja Católica teve intensificada a concorrência no mercado religioso brasileiro. Isso provocou primeiro o fortalecimento da Renovação Carismática Católica (RCC) e depois a valorização da música, da dança, das "missas-espetáculo", num processo de renovação popularizadora. Diferente da RCC, a renovação popularizadora não é um movimento orgânico de leigos, mas uma nova forma de reação católica ao mercado religioso, centrada nos chamados padres cantores. Padre Marcelo Rossi é a figura central dessa outra renovação em curso na Igreja Católica, que também é marcada pelo uso intenso de técnicas de marketing.

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Biografia do Autor

  • André Ricardo de Souza, Universidade de São Paulo
    Mestre e doutorando em sociologia pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2002-03-06

Edição

Seção

Artigos

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