Edições anteriores
-
Territórios da Juventude: Conexões entre cidade, política e afeto
v. 32 n. 1 (2025)A proposta do dossiê é discutir a temática do direito à cidade e apontar assim outras práticas e significados urbanos voltando a atenção para as experiências dos agrupamentos juvenis, mostrando a partir de pesquisas de campo, especialmente etnografias, como os jovens constroem táticas visando subverter políticas de imobilidade e evitação que lhes são direcionadas. Elegemos as categorias cidade, política e afeto para nortear as discussões desse dossiê por entendermos que as experiências de/na cidade compreendem as negociações e as tensões vivenciadas por todos os citadinos na luta por reconhecimento e visibilidade, e que estas só se tornam possíveis mediante a capacidade de afetarmos e sermos afetados.
-
Para Além do Centro: Atores Coletivos Periféricos, Movimentos Sociais e Territórios Marginais na Política de Confronto Pós-Junho de 2013
v. 31 n. 2 (2024)Este dossiê tem como objetivo explorar novas perspectivas sobre protestos e mobilizações sociais, com foco nas margens e periferias, em oposição aos tradicionais centros de visibilidade midiática e acadêmica.
Desde as manifestações de junho de 2013, a política de rua no Brasil passou por significativas transformações. No entanto, a atenção predominante tem sido direcionada aos grandes centros urbanos, especialmente no Sudeste. Este dossiê propõe desviar o olhar para territórios menos estudados e atores coletivos que têm sido marginalizados, buscando compreender a diversidade e a vitalidade da política nas margens.
-
Afetividades Marginais, Grupos Armados e Mercados Ilegais
v. 30 n. 02 (2023)Revista Plural - v.30 n.02 (2023). Afetividades Marginais, Grupos Armados e Mercados Ilegais




