Valores normativos e dimorfismo sexual em perfis esteticamente agradáveis, através das análises cefalométricas computadorizadas (Ricketts e McNamara)

Autores

  • Rômulo Oliveira de Hollanda Valente Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Faculdade de Odontologia
  • Marília Gerhardt de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Faculdade de Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-74912003000100006

Palavras-chave:

Cefalometria computadorizada, Estética facial, Características sexuais

Resumo

Esta pesquisa visou estabelecer valores normativos, avaliar o dimorfismo sexual entre grandezas cefalométricas e correlacionar médias para avaliação de compensações biológicas que atuem na morfologia do perfil facial de tecidos moles, através das análises cefalométricas computadorizadas de Ricketts e McNamara. A amostragem foi composta por 40 telerradiografias laterais, de indivíduos com perfis esteticamente agradáveis. As radiografias foram analisadas através do programa Radiocef 2.0® nos métodos cefalométricos propostos, e posteriormente foram empregados o teste t de Student e o coeficiente de correlação de Pearson. Nos homens, o comprimento anterior do crânio, comprimento do lábio superior, comprimentos efetivos de maxila e mandíbula, altura facial inferior e diâmetro inferior da faringe foram significativamente mais elevados. Nas mulheres, as médias mais elevadas foram para a extrusão do incisivo inferior e posição labial inferior. A amostra masculina exibiu uma menor altura facial inferior que a média dos valores padrão, mediante aferição linear, em razão do menor comprimento efetivo da mandíbula neste grupo; a mesma correlação não foi significativa para valores angulares. A protrusão labial inferior esteve diretamente relacionada à diferente posição espacial dos incisivos superiores e inferiores em ambas as amostras, na sua relação com os tecidos moles, e respectivas bases ósseas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-03-01

Edição

Seção

Cirurgia

Como Citar

Valores normativos e dimorfismo sexual em perfis esteticamente agradáveis, através das análises cefalométricas computadorizadas (Ricketts e McNamara). (2003). Pesquisa Odontológica Brasileira, 17(1), 29-34. https://doi.org/10.1590/S1517-74912003000100006