Etnografia de uma praça - observando o idoso em Copacabana
DOI:
https://doi.org/10.4000/pontourbe.210Palavras-chave:
etnografia, envelhecimento, espaço urbanoResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar uma etnografia sobre a praça Serzedelo Correia, localizada no bairro de Copacabana, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Como sou moradora do bairro já havia atentado em momentos anteriores para a concentração de idosos nessa praça, o que a tornou para mim um lugar fértil para investigações antropológicas, a ponto de ser objeto de um relato etnográfico. A escolha pelo bairro se dá ainda pelo fato dele ter a maior concentração de idosos do país. A justificativa para a importância de se pensar o envelhecimento em uma metrópole se encontra no fato deste ser o local onde 81% dos idosos brasileiros se encontram. Apresento ainda uma reflexão sobre o “fazer etnográfico”.
Downloads
Referências
BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007
LEACH, Edmund R. A diversidade da antropologia. Lisboa: Edições 70, 1982.
PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,1995.
VAN VELSEN, J. A análise situacional e o método de estudo de caso detalhado. In: FELDMAN-BIANCO, Bela (org.). Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos. São Paulo, Unesp, 2010 .
VELHO, Gilberto. Os mundos de Copacabana. In: VELHO, G. (org.) Antropologia Urbana: Cultura e Sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Mayara Gonzalez de Sá Lobato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
