Etnografia de uma praça - observando o idoso em Copacabana
DOI:
https://doi.org/10.4000/pontourbe.210Palavras-chave:
etnografia, envelhecimento, espaço urbanoResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar uma etnografia sobre a praça Serzedelo Correia, localizada no bairro de Copacabana, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Como sou moradora do bairro já havia atentado em momentos anteriores para a concentração de idosos nessa praça, o que a tornou para mim um lugar fértil para investigações antropológicas, a ponto de ser objeto de um relato etnográfico. A escolha pelo bairro se dá ainda pelo fato dele ter a maior concentração de idosos do país. A justificativa para a importância de se pensar o envelhecimento em uma metrópole se encontra no fato deste ser o local onde 81% dos idosos brasileiros se encontram. Apresento ainda uma reflexão sobre o “fazer etnográfico”.
Downloads
Referências
BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007
LEACH, Edmund R. A diversidade da antropologia. Lisboa: Edições 70, 1982.
PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,1995.
VAN VELSEN, J. A análise situacional e o método de estudo de caso detalhado. In: FELDMAN-BIANCO, Bela (org.). Antropologia das sociedades contemporâneas: métodos. São Paulo, Unesp, 2010 .
VELHO, Gilberto. Os mundos de Copacabana. In: VELHO, G. (org.) Antropologia Urbana: Cultura e Sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2011 Mayara Gonzalez de Sá Lobato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
