Etnografia em uma escola brasileira no Japão

Autores

  • Alvaro Katsuaki Kanasiro University of Tsukuba

Palavras-chave:

Japão, dekassegui, escola, educação, imigrantes

Resumo

Esse artigo versa sobre uma etnografia realizada no Japão, em janeiro de 2011, junto a uma escola brasileira cujos alunos matriculados são filhos de trabalhadores dekassegui. O motivo principal da viagem, que durou cerca de 75 dias, foi passar as férias de fim de ano visitando familiares (a etnografia durou cerca de 45 dias). Ocorreu que um parente tinha contato com a diretora da escola citada e a partir daí surgiu a oportunidade do trabalho de campo. Na época eu estava terminando de escrever o relatório final de Iniciação Científica com bolsa FAPESP, cujo tema era o retorno de dekasseguis ao Brasil tendo em vista o contexto da crise financeira entre 2008 e 2010. Os dados coletados através dessa experiência foram fundamentais para a escrita do relatório final.

Biografia do Autor

  • Alvaro Katsuaki Kanasiro, University of Tsukuba

    Departamento de Estudos Internacionais da Univesidade de Tsukuba. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2011). Bolsista do Ministério de Educação e Cultura japonês, MEXT (2012). Pesquisador vinculado ao LabNAU/USP - Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana, ao Laboratório de Estudos da Japonesidade, UFSCar e ao LEER, Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação. 

Downloads

Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Etnográficas

Como Citar

Kanasiro, A. K. (2011). Etnografia em uma escola brasileira no Japão. Ponto Urbe, 9, 1-5. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217281