Artes do axé: o sagrado afro-brasileiro na obra de Carybé

Autores

  • Vagner Gonçalves da Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Carybé, sagrado afro-brasileiro, artes visuais, axé, Bahia

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a presença do sagrado afro-brasileiro na obra de Carybé, nome artístico de Hector Julio Páride Bernabó, pintor nascido na Argentina em 1911, mas que residiu a maior parte de sua vida em Salvador, Bahia, onde veio a falecer em 1997.

Biografia do Autor

  • Vagner Gonçalves da Silva, Universidade de São Paulo

    Professor e pesquisador no Departamento de Antropologia, no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social e no Programa de Pós Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. Pós-doutor pela Harvard University onde foi fellow do W.E.B. Du Bois Institute for African and African American Research; Pós doutor pela City University of New York (Graduate Center) onde também foi professor visitante como bolsista do Fulbright Scholar Program. Foi chefe do Departamento de Antropologia e é coordenador do CERNe - Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, grupo de pesquisa da USP. Dedica-se à produção de conhecimentos junto às populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade (candomblé, umbanda, neopentecostalismo, intolerância religiosa), relações entre religião e cultura brasileira (festas populares, música, capoeira, literatura, cinema etc.), patrimônio e artes afro-brasileiras, representação etnográfica (trabalho de campo e etnografia). É autor dos livros: Candomblé e Umbanda; Orixás da Metrópole (traduzido para o italiano); O antropólogo e sua magia; Exu – Guardião da Casa do Futuro; Terreiros tombados em São Paulo; Exu - Um Deus Afro-Atlântico no Brasil. Organizou 8 livros entre os quais: Intolerância religiosa; Memória Afro-Brasileira (coleção em 3 volumes) e Além das Águas - Os Bantu na formação do Brasil; É autor de ensaios para catálogos de arte, como "Brésil, Lhéritage africain" (Museu Dapper, Paris) e "Eshu, the divine trickster" (Antique Collectors' Club, New York). Foi membro do comitê de implantação do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo (onde foi curador da exposição "Divina Inspiração") e do comitê que implementou ações afirmativas no PPGAS-USP. Elaborou com as comunidades de matriz africana em São Paulo os laudos antropológicos que instruíram seus processos de tombamento e colaborou no estudo que culminou no registro do carnaval paulista como patrimônio imaterial do estado.

Referências

AGUILAR, Nelson – Mostra do Descobrimento: Arte afro-brasileira. São Paulo. Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais. Fundação Bienal de São Paulo. 2000.

AMADO, Jorge – Bahia de Todos os santos: Guia das ruas e dos mistérios da cidade. São Paulo, Martins, 1971.

AMARAL, Rita – Xirê o modo de crer e de viver no candomblé. Rio de Janeiro, Educ/ Pallas, 2002.

AMARAL, Rita & SILVA, Vagner Gonçalves da - “Cantar para subir - um estudo antropológico da música ritual no candomblé paulista”. In: Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, ISER, v. 16, n.1/2, 1992.

AMARAL, Rita & SILVA, Vagner Gonçalves da - “Fatumbi: o Destino de Verger”. In VERGER, Pierre – Saída de Iaô. São Paulo, Axis Mundi e Fundação Pierre Verger, pp. 29-48.

AMARAL, Rita & SILVA, Vagner Gonçalves da - “Foi conta pra todo canto. Música popular e cultura religiosa afro-brasileira”. In: TOLEDO, Marleine Paula (org.) – Cultura Brasileira: O jeito de ser e viver de um povo. São Paulo, Nankin Editorial, 2004.

AMARAL, Rita & SILVA, Vagner Gonçalves da - “Símbolos da herança africana. Por que candomblé” In: SCHWARCZ, Lilia M. e REIS, Letícia Vidor (orgs.)- Negras Imagens. Ensaios sobre escravidão e cultura. EDUSP/Estação Ciência, 1996.

AMARAL, Rita. “Coisas de Orixás – notas sobre o processo transformativo da cultura material dos cultos afro-brasileiros”. In: TAE - Trabalhos de Antropologia e Etnologia – Revista inter e intradisciplinar de Ciências Sociais.Sociedade Portuguesa de Antropologia, vol. 41, 3-4, Porto, 2001.

ARAUJO, Emanoel & MOURA, Carlos Eugênio - Arte e religiosidade afro-brasileira. São Paulo, Camâra Brasileira do Livro, 1994.

ARAÚJO, Emanoel (org.) – A Mão Afro-brasileira – significados da contribuição artística e histórica. São Paulo, Tenenge, 1988.

ARAÚJO, Emanoel (org.) - Negro de Corpo e Alma. Mostra do Redescobrimento. MINC/ Fundação Bienal de São Paulo, 2000.

ARAÚJO, Emanoel (org.) - O universo mítico de Hector Julio Paride Bernabó, o baiano Carybé. Museu Afro Brasil, 2006.

BARRETTI, Aulo: "IIê-Ifé : o berço religioso dos yorubas , de Odùduwà a Sàngó". In : Revista Ébano, São Paulo ,nº 23 : 33 , Junho de 1984

BASTIDE, Roger - As Religiões Africanas no Brasil. São Paulo. Pioneira. 1985.

BRAGA, Julio – O jogo de búzios – São Paulo, Brasiliense, 1988.

CABRERA, Lydia – El Monte, La Havana, 1954.

DOI : 10.1353/book.111816

CARYBÉ - “Painel dos Orixás”. Textos de Jorge Amado e Waldeloir Rego. Fotografias de Voltaire Fraga. Programação visual de Emanoel Araujo. Salvador. Banco da Bahia, 1971(1 ed. preto e branco) e 1979 (2 ed. colorida).

CARYBÉ - Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia. Aquarelas de Carybé. Textos de Carybé, Jorge Amado, Pierre Verger e Waldeloir Rego, edição de Emanoel Araujo – Salvador, Editora Raízes Artes Gráficas, Fundação Cultural da Bahia, Instituto Nacional do Livro e Universidade Federal da Bahia. 1980.

CARYBÉ & REGO, Waldeloir & AMADO, Jorge - Sete Lendas Africanas da Bahia, Editora Onile. 1979.

Carybé & Verger – Gente da Bahia. Texto de José de Jesus Barreto. Salvador, Fundação Pierre Verger, 2008.

Carybé, Verger e Caymmi – Mar da Bahia. Texto de José de Jesus Barreto. Salvador, Fundação Pierre Verger, 2009.

CHAVES, Marcelo Mendes - "Carybé: uma construção da imagética do candomblé baiano". Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. USP, 2012.

CONDURU, Roberto – Awon olodé, os senhores da caça (Catálogo da Exposição de Wuelyton Ferreiro). Rio de Janeiro, IPHAN, CNFCP, 2004

CUNHA, Mariano Carneiro da - “Arte afro-brasileira”. In: ZANINI, Walter (org.) Historia geral da arte no Brasil. São Paulo, Instituto Moreira Sales, 1983.

FONTELES, Bené & BARJA, Wagner – Rubem Valentim, Artista da Luz. São Pauloo, Edições Pinacoteca, 2001.

LEACH, Edmund. Coleção grandes cientistas sociais. São Paulo, Ática, 1983.

LIMA, Vivaldo da Costa – Lessé Orixá. Nos pés do santo. Salvador, Corrupio, 2010.

LODY, Raul - Dicionário de Arte Sacra e Técnica Afro Brasileira. Rio de Janeiro, Pallas, 2003

LODY, Raul – Jóias de Axé. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2001.

MONTES, Maria Lucia – “Figuras do Sagrado: Entre o público e o privado”. In: História da vida privada no Brasil. Vol 4, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

MONTES, Maria Lucia – “O erudito e o que é popular”. In: Revista da USP, São Paulo, USP, n 32, 1996/7.

DOI : 10.11606/issn.2316-9036.v0i32p6-25

MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de – As senhoras do pássaro da noite. São Paulo. Axis Mundi, 1994.

OLIVEIRA, Paulo – Rego e o imaginário da umbanda. São Paulo, DBA Artes Gráficas, 1995.

RAMOS, Arthur - O Negro Brasileiro. São Paulo. Nacional. 1940

RODRIGUES, Raimundo Nina - Os africanos no Brasil. São Paulo, Ed. Nacional. 1977

DOI : 10.7476/9788579820106

RUGENDAS, Johann Moritz - Viagem Pitoresca através do Brasil. São Paulo, Círculo do Livro. s/d

SANSI, Roger - Fetishes & Monuments – Afro-Brazilian Art and Culture in the 20th Century. New York. Berghahn Books. 2007.

SANTOS, Jocélio Teles – O poder da cultura e a cultura no poder. A disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil. Salvador, Edfuba, 2005

DOI : 10.7476/9788523208950

SILVA, Dilma de Melo e & CALAÇA, Maria Cecília Felix - Arte Africana & Afro-Brasileira. São Paulo, Terceira Margem, 2006.

SILVA, Vagner Gonçalves da - O antropólogo e sua magia. Trabalho de campo e texto etnográfico nas pesquisas antropológicas sobre as religiões afro-brasileiras. São Paulo, EDUSP.

SILVA, Vagner Gonçalves da - “Arte religiosa afro-brasileira - As múltiplas estéticas da devoção brasileira”. In: A Divina Inspiração Sagrada e Religiosa – Sincretismos (Catálogo), São Paulo, Museu Afro Brasil, 2008. pp 118-205.

DOI : 10.22456/1982-8136.5251

SILVA, Vagner Gonçalves da - “Sagrados e Profanos: religiosidades afro-brasileiras e seus desdobramentos na cultura nacional”. In: Museu Afro Brasil. Um conceito em perspectiva. (Catálogo). São Paulo, Museu Afro Brasil, 2007, pp. 149 – 157.

SILVA, Vagner Gonçalves da (org.) - Artes do Corpo. Coleção Memória afro-brasileira, Vol 2. São Paulo. Summus/Selo Negro, 2004.

VERGER, Pierre – Orixás. Salvador, Corrupio, 1981

VOGEL, Arno; MELLO, Marco Antonio da Silva ; BARROS, José Flávio Pessoa de – Galinha D´Angola. Rio de Janeiro, Pallas, 2005.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, V. G. da. (2012). Artes do axé: o sagrado afro-brasileiro na obra de Carybé. Ponto Urbe, 10, 1-57. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217289