Performances de arte corporal: entrevista com Luciano Iritsu e Almir da Silva Pinheiro

Autores

  • Lilian de Lucca Torres Fundação Armando Alvares Penteado

Palavras-chave:

Arte corporal, Virada Cultural, São Paulo, Antropologia Urbana, performance

Resumo

Luciano Iritsu, nascido em 1978, entrou em contato com o piercing pela primeira vez em 1998 através de Gabriel Estevão (Spectrum). Viajou pelo Japão e pela Inglaterra e, ao retornar ao Brasil, em 2001, fez um curso com André Fernandes. Em 2002 foi ao Japão novamente, onde participou de várias convenções no campo da Body Art nas cidades de Kyoto, Toyohashi e Nagano. Voltou ao Brasil em 2005 e abriu as portas de seu Studio em São Paulo, Iritsu Tatoo Shop, localizado na Rua Cardeal Arcoverde, 520, em Pinheiros. Foi o idealizador da primeira CONSCAR (Convenção de Escarificação), em 2006, e, juntamente com Thiago Soares, do primeiro FRRRKCON, em 2008, evento na área de Modificação Corporal. Em 2010, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo convidou Luciano Iritsu para organizar o primeiro palco de Arte Corporal na Virada Cultural. Este ano, localizado no cruzamento entre as ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, o palco Arte Corporal completou sua terceira edição.

Almir da Silva Pinheiro (Mirs Monstrengo) cursou Artes Visuais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde também desenvolveu estudos sobre cultura indígena. Mandalas, monstros e rosas movimentam-se pelo universo deste artista, que iniciou sua carreira em 1998 grafitando os muros da cidade de Campinas. Nas ruas, Almir usa as técnicas do stencil e do kirigami (de kiru, “recortar”, e Kami, “papel”). Atualmente faz experimentações com resinas, poliuretano e objetos diversos. Inspira-se em artistas como Yves Klein, Pierre Arman e Artur Bispo do Rosário, produzindo assemblages, arte efêmera e performances a partir de rosas naturais. Este ano, na Virada Cultural de São Paulo, realizada entre os dias 5 e 6 de Maio, Almir Pinheiro apresentou, no palco Arte Corporal, a performance “Pra Quem Você Dá, Amor?” da série Amores.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

Etnográficas

Como Citar

Torres, L. de L. (2012). Performances de arte corporal: entrevista com Luciano Iritsu e Almir da Silva Pinheiro. Ponto Urbe, 10, 1-10. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217320