Um espetáculo do “progresso” muito particular: o álbum comparativo da cidade de São Paulo (1862-1887), de Militão Augusto de Azevedo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gvxwxk08

Palavras-chave:

Militão Augusto de Azevedo, São Paulo

Resumo

Este artigo é uma versão condensada da Introdução e do Capítulo 5 de minha dissertação de mestrado em Antropologia Social (Araújo, 2006), que foi orientada por Lilia Moritz Schwarcz e financiada pela FAPESP. A pesquisa concentrou-se na Coleção Militão Augusto de Azevedo do Museu Paulista-USP (www.mp.usp.br), instituição depositária do material legado pelo fotógrafo Militão e espaço de diálogo com Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho. O trabalho contou ainda com as críticas e sugestões de Guita Grin Debert, Fernanda Arêas Peixoto, Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses e Elias Thomé Saliba. Devo ressaltar, ainda, o incentivo de José Guilherme Cantor Magnani para que este texto fosse publicado, e as leituras atentas de Daniela Carolina Perutti e Frederico Tell de Lima Ventura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Íris Morais. Versões do “progresso”: a modernização como tema e problema do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo (1862-1902). Dissertação de mestrado em Antropologia. São Paulo, FFLCH-USP, 2006 (2 v.).

BARBOSA, Gino Caldatto et alli. Santos e seus arrabaldes: álbum de Militão Augusto de Azevedo. São Paulo, Magma, 2004.

BEIGUELMAN, Paula. A formação do povo no complexo cafeeiro: aspectos políticos. São Paulo, Livraria Pioneira, 1978.

BENJAMIN, Walter. “Paris, capital do século XIX”. In: KOTHE, Flávio R. Walter Benjamin. São Paulo, Ática, 1985a, p. 30-43.

__________. “Pequena história da fotografia”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1985b, p. 91-107.

CARVALHO, Vânia Carneiro de & LIMA, Solange Ferraz de. “Representações urbanas: Militão Augusto de Azevedo e a memória visual da cidade de São Paulo”.Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: fotografia. Nº 27, Rio de Janeiro, 1998, p. 110-125.

CLARK, T. J. A pintura da vida moderna: Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

FERNANDES, Florestan. “Imigração e relações raciais”. In: O negro no mundo dos brancos. Rio de Janeiro, Difel, 1972, p. 109-128.

FREHSE, Fraya. “Entre largo e praça, matriz e catedral: a Sé nos cartões postais paulistanos”. Cadernos de Campo: revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia da Universidade de São Paulo, v. 5-6, 1997, p. 117-155.

__________. O tempo das ruas na São Paulo de fins do Império. São Paulo, Edusp, 2005.

__________. Vir a ser transeunte: civilidade e modernidade nas ruas da cidade de São Paulo (entre o início do século XIX e o início do XX). Tese de doutorado em Antropologia. São Paulo, FFLCH-USP, 2004.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar, [1973] 1978, p. 13-41.

LAGO, Pedro Corrêa do (org.). Militão Augusto de Azevedo: São Paulo nos anos 1860. Rio de Janeiro, Contracapa Livraria/Editora Capivara, 2001.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro, Ed. 34, [1991] 1994.

LIMA, Solange Ferraz de. “O circuito social da fotografia: estudo de caso II”. In: FABRIS, Annateresa (org.) Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo, Edusp, 1991, p. 59-82.

__________ & CARVALHO, Vânia Carneiro de. “Militão e a paisagem possível”. In: BARBOSA, Gino Caldatto et. alli. Santos e seus arrabaldes: álbum de Militão Augusto de Azevedo. São Paulo, Magma, 2004, p. 10-17.

MARTINS, José de Souza. “A imagem incomum: a fotografia nos atos de fé no Brasil”. Estudos Avançados. N. 45, 2002, p. 223-249.

MORSE, Richard. De comunidade a metrópole: biografia de São Paulo. São Paulo, IV Centenário de São Paulo, 1954.

PAULA, Eurípedes Simões de. Contribuição monográfica para o estudo da segunda fundação de São Paulo. São Paulo, meu, 1936.

SAES, Flávio Azevedo Marques. “Industrialização e urbanização: 1870-1960”. In: CAMARGO, Ana Maria Almeida de (coord.). São Paulo: uma viagem no tempo. São Paulo, CIE-E, 2004, p. 114-129.

SEVCENKO, Nicolau. “De mameluca, mulata e gótica a moderna, cosmopolita e caótica: as metamorfoses de Piratininga”. Cadernos de fotografia brasileira: São Paulo, 450 anos, 2004, p. 314-333.

SOUZA, Marina de Mello e. Parati: a cidade e as festas. Rio de Janeiro, UFRJ/Tempo Brasileiro, 1994.

WISSENBACH, Maria Cristina Cortez. Sonhos africanos, vivências ladinas: escravos e forros em São Paulo. São Paulo, Manetas, 1998.

Downloads

Publicado

2009-07-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Araújo, Íris M. . (2009). Um espetáculo do “progresso” muito particular: o álbum comparativo da cidade de São Paulo (1862-1887), de Militão Augusto de Azevedo. Ponto Urbe, 4, 1-23. https://doi.org/10.11606/gvxwxk08