Fernanda Cristina Marquetti. O suicídio como espetáculo na metrópole: cenas, cenários e espectadores

Autores

  • Amanda Brandão Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

suicídio, metrópole, cidades, São Paulo

Resumo

A temática tratada por Fernanda Marquetti neste livro é conseqüência do desdobramento de uma pesquisa anterior na qual a autora procurava, através do histórico de vida, uma explicação sobre atos de suicídio. Ao empreender seu trabalho de campo por meio de entrevistas com familiares de suicidas na cidade de São Paulo, a autora deparou-se com respostas que a encaminhava não apenas para uma questão de foro íntimo, como a primeira vista este assunto é pensado, mas também davam ênfase as cenas suicidas, com descrições do ato, dos locais do suicídio e da reação dos espectadores. O suicídio em relação ao externo foi algo também percebido na bibliografia lida por Marquetti, que relaciona este assunto com a subjetividade e com as questões estéticas da cultura das cidades, com a história da construção das metrópoles, entre outras.

Biografia do Autor

  • Amanda Brandão, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2015) com intercâmbio na Universidad de Buenos Aires. Tem experiência em pesquisa e docência na área de Antropologia nos seguintes temas: ditadura civil militar brasileira, familiares de mortos e desaparecidos políticos, estado de exceção, ativismo direitos humanos. Possui formação em cursos voltados à saúde da mulher, práticas integrativas e complementares ligadas ao Sistema Único de Saúde e controle de zoonoses, recentemente exercendo a função de agente de combate às endemias na cidade de Rio Claro (SP).

Referências

ARIÈS, Philippe. História da morte no Ocidente. 2ª Ed. Lisboa, Teorema, 1989.

GUILLON, Claude & LE BONNIEC, Yves. Suicídio: Modo de usar, história, técnica e noticia. Lisboa, Antígona, 1990.

HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo, Loyola, 1993.

HIMMEL, Georg. “A metrópole e a vida mental”. In: VELHO, Otávio Guilherme (org.), O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1976.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Brandão, A. (2012). Fernanda Cristina Marquetti. O suicídio como espetáculo na metrópole: cenas, cenários e espectadores. Ponto Urbe, 10, 1-4. https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/217429