O boi-de-rua como retomada do espaço público em Parintins (AM)
Resumo
Os bois-bumbás do Amazonas tornaram-se expressões conhecidas da cultura popular brasileira ao longo dos anos 1990, quando o Festival Folclórico de Parintins começou a ser transmitido em canais de televisão aberta, com alcance nacional, e o cancioneiro local (com as toadas) passou a figurar no mercado fonográfico, entrando nas paradas de sucesso de rádios e programas de auditório (Farias, 2005; Rodrigues, 2006). O folguedo é, no entanto, já muito antigo e remete às sucessivas levas de ocupação do território amazônico. Há nele, os traços lusos identificados por Câmara Cascudo e uma forte influência nordestina, vinda com imigrantes durante o auge da produção e comercialização da borracha. Inseridos nas festividades juninas, os bois de pano brincavam nos terreiros para pagar promessas e saudar a gente do lugar. Os versos, a cantoria e o rufar dos tambores (de fabricação local) animavam o encontro.
Referências
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