Bailes da “Saudade” e do “Passado”: atualidades do circuito bregueiro de Belém do Pará
DOI:
https://doi.org/10.4000/pontourbe.1800Palavras-chave:
Brega, Belém/PA, Pará, bailesResumo
Diz o ditado popular que “quem vive de passado é museu”. Mas, ao contrário de estar limitada a ambientes recônditos, a idéia de “passado” tornou-se uma referência importante em Belém, nos últimos anos, para atualizar e redimensionar, no presente, práticas festivas e de lazer consideradas como antigas por seus agentes. Estamos falando dos bailes da saudade, que são uma extensão das atividades festivas desenvolvidas no circuito bregueiro de Belém do Pará (Costa, 2007, p. 211-214) e que constituem uma variação dentre as opções no interior do circuito.
Downloads
Referências
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
CASTRO, Ruy. Chega de Saudade: a história e as histórias da Bossa Nova. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
COSTA, Antonio Maurício. Festa na Cidade: o circuito bregueiro de Belém do Pará. Belém: Artimpressa, 2007.
CRESSEY, Paul G. The Taxi-Dance Hall: A Sociological Study in Commercialized Recreation and City Life. Chicago: University of Chicago Press, 1932.
GUERREIRO, Alan & SILVA, Fabrício. O Baile da Saudade: o movimento saudade em Belém do Pará. Monografia (Graduação em História) Belém: Esmac, 2006.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2007, CD-ROM.
LA MURE, Pierre. Moulin Rouge. São Paulo: Mérito, 1954.
MAIA, Mauro Celso. Música e Sociedade: a performance midiática do tecnobrega de Belém do Pará. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) Belém: UFPA, 2008.
SILVA, José Maria da. Na Periferia do Sucesso – um estudo sobre as condições de produção e significação da cultura musical brega. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Brasília-DF: UNB, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Antonio Maurício Dias da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
