A “Maioral”: uma etnografia da Torcida Jovem do Botafogo Futebol Clube da Paraíba

Autores

  • Hércules Vicente do Nascimento Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Patrícia Lopes Goldfarb Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/vg7z9e48

Palavras-chave:

torcidas organizadas, futebol, sociabilidade

Resumo

Analisando o futebol, verificamos as torcidas como parte integrante deste universo. No Brasil a maioria dos grandes times possui suas torcidas organizadas, promotoras de festas dentro e fora das arquibancadas dos estádios de futebol. Este trabalho apresenta uma pesquisa de tais organizações. Trata-se da observação etnográfica de uma Torcida Organizada na cidade de João Pessoa – a Torcida Jovem do Botafogo - sua organização e formas de interação social. Analisa as suas rivalidades e alianças, internas e externas, e a sociabilidade existente entre os membros da torcida.

 

Biografia do Autor

  • Hércules Vicente do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

    Graduado em Ciências Sociais/UFPB

  • Maria Patrícia Lopes Goldfarb, Universidade Federal da Paraíba

    Professora de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFPB

Referências

BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1994.

DA MATTA, R. O que faz o brasil, Brasil?Rio de Janeiro : Rocco, 1986.

_____________. A Bola corre mais que os homens: duas copas, treze crônicas e três ensaios sobre futebol. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

_____________. O ofício do etnólogo, ou como ter anthropological blues. In: NUNES, Edson de Oliveira (org.). A Aventura Sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa

social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, pp. 23-35.

_____________. A Casa e a Rua. Espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 4ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

DAOLIO, J. (org.). Futebol, cultura e sociedade. Campinas: Ed. Autores Associados, 2005.

DURKHEIM, E. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989.

DURKHEIM, E. e MAUSS, M. Algumas formas primitivas de classificação. In: MAUSS, Marcel. Ensaios de Sociologia. São Paulo: Perspectiva, 1981, pp. 399-455.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

GESTALDO, E. O complô da torcida”: futebol e performance masculina em bares. Horizontes Antropológicos, v. 11, no. 24. Porto Alegre, jul/dez., 2005.

LAVILLE, C. e DIONNE, J. A Construção do saber: manual de metodologia e pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LÉVI-SRAUSS, C. A organização dualista. In: As Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982, pp.108-122.

MAGNANI, J.G.C. Festa no Pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo : Editora Hucitec, 1998.

_______________. Na Metrópole: Textos de antropologia urbana. 3ª Edição, São Paulo: Edusp, 1996.

___________________. O Lazer na Cidade. NAU: Núcleo de Antropologia Urbana da USP. Disponível em:http://www.n-a-u.org.olazernacidade.html.

___________________. De Perto e de Dentro: Notas para uma Etnografia Urbana. NAU: Núcleo de Antropologia Urbana da USP. Disponível em http://www.n-a-u.org.depertoededentro.html.

MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Edusp, 1974.

MURAD, M. A violência e o futebol: dos estudos clássicos aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2007.

NASCIMENTO, Hércules V. do. “TJB - A Maioral”: um estudo etnográfico da Torcida Jovem do Botafogo Futebol Clube, em João Pessoa-PB. Monografia de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Ciências Sociais), João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2009.

RADCLIFFE-BROWN, A. R. Structure and function in primitive society. London: Cohen and West, 1959.

SIMMEL, G. Sociabilidade. In: Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Brasiliense, 1996.

SILVA, E. M. As torcidas organizadas de futebol. Violência e espetáculo nos estádios. Dissertação de Mestrado, São Paulo: PUC-SP, 1996.

TOLEDO, H. L. Torcidas organizadas de futebol. Campinas: Autores Associados/Anpocs, 1996. (Coleção Educação Física e Esportes)

VILLAR FILHO, Otto Di C. Futebol de Mesa: Consolidação e Socialização da Regra Paraibana. Monografia de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Ciências Sociais), João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2009.

VELHO, Gilberto C. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

2011-07-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nascimento, H. V. do ., & Goldfarb, M. P. L. (2011). A “Maioral”: uma etnografia da Torcida Jovem do Botafogo Futebol Clube da Paraíba. Ponto Urbe, 8, 1-17. https://doi.org/10.11606/vg7z9e48