Roupas que combinam e uma discussão sobre calças: fabricação de corpos wajãpi
DOI:
https://doi.org/10.11606/ybyk3662Palavras-chave:
vestimentas, fabricação corporal, corporalidade, etnologia indígena, Wajãpi (Tupi-guarani)Resumo
Este artigo segue algumas considerações de pessoas wajãpi – grupo de língua tupi-guarani residente no estado do Amapá – acerca da seleção de enfeites e peças de roupas para a fabricação de corpos corretos, dotados das disposições desejadas. A discussão centra-se (1) na noção de combinação entre determinadas roupas e enfeites e certos corpos fabricados – e inflexões de gênero e idade; (2) numa polêmica acerca do uso de calças jeans por mulheres jovens. O artigo explicita que não há consenso entre diferentes pessoas wajãpi acerca dos itens adequados a homens, mulheres, jovens ou velhos. Todos, no entanto, entendem ser importante selecionar criteriosamente os componentes de fabricação corporal
Referências
CABALZAR, Flora D. Trocas matrimoniais e relações de qualidade entre os Waiãpi do Amapá. 1997. 297 f. Dissertação (Mestrado) - Ciência Social (Antropologia Social), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
DAL POZ, João. Dádivas e dívidas na Amazônia: parentesco, economia e ritual nos Cinta-Larga. 2004. 346 f. Tese (Doutorado) – Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
EWART, Elizabeth. Black paint, red paint and a wristwatch: The aesthetics of modernity among the Panará in Central Brazil. In: EWART, Elizabeth; O'HANLON, Michael (Ed.). Body arts and modernity. Wantage: Sean Kingston Publishing, 2007. Cap. 3. p. 36-52.
______. Space and society in central Brazil: a Panará ethnography. London, New York: Bloomsbury Academic, 2013. 283 p. (London School of Economics monographs on social anthropology).
GALLOIS, Dominique T. Arte iconográfica Waiãpi. In: VIDAL, Lux. Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: Studio Nobel: Edusp: Fapesp, 1992. p. 209-230.
______. Donos, detentores e usuários da arte gráfica kusiwa. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 55, n. 1, p.19-49, 2012. Semestral. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/46956>. Acesso em: 10 abr. 2015.
______. Gêneses waiãpi, entre diversos e diferentes. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 50, n. 1, p.45-83, 2007. Semestral. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27257/29029>. Acesso em: 10 abr. 2015.
______. Kusiwa: pintura corporal e arte gráfica Wajãpi. Rio de Janeiro: Museu do Índio/FUNAI, 2002. 71 p.
______. Migração, guerra e comércio: os Waiãpi na Guiana. São Paulo: FFLCH-USP, 1986. (Coleção Antropológica, vol. 15).
______. O Movimento na Cosmologia Waiãpi: criação, expansão e transformação do universo. 1988. Tese (Doutorado) – Ciência Social (Antropologia Social), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.
GORDON, César. Economia selvagem: Ritual e mercadoria entre os índios Xikrin-Mebêngôkre. São Paulo: Editora UNESP: ISA; Rio de Janeiro: NUTI, 2006b. 452 p.
DOI : 10.7476/9788539302970
GROTTI, Vanessa. The Wealth of the Body: Trade Relations, Objects, and Personhood in Northeastern Amazonia. The Journal of Latin American and Caribbean Anthropology, vol. 18, n. 1, pp. 14-30, Feb. 2013. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jlca.12001/abstract. Acesso: 08 jan 2014.
HOWARD, Catherine. V. A domesticação das mercadorias: Estratégias Waiwai. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida. (org.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial/ IRD, 2002. pp. 25-55.
LAGROU, Els. Arte: o poder da imagem. In: LAGROU, Els. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: Topbooks, 2007. Cap. 1. p. 35-155.
MURA, Fabio. À Procura do “Bom Viver”: Território, tradição de conhecimento e ecologia doméstica entre os Kaiwoa. 2006. 504 f. Tese (Doutorado) – Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
OLIVEIRA, Joana C. Entre Plantas e Palavras: Modos de Construção de Saberes entre os Wajãpi (AP). 2012. 282 f. Tese (Doutorado) - Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
OVERING, Joanna. A estética da produção: o senso de comunidade entre os Cubeo e os Piaroa. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 34, n. 1, p.7-33, 1991. Sem. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/41616079>. Acesso em: 22 abr. 2015
DOI : 10.11606/2179-0892.ra.1991.111249
PAULA, Camila Galan de. Circulação de mercadorias entre os Wajãpi no Amapá. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DO CONSUMO, 7, 2014, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro: Grupo de Estudos do Consumo e Associação Nacional de Estudos do Consumo, 2014. p. 1-16. Disponível em: <http://www.estudosdoconsumo.com.br/artigosdoenec/ENEC2014-GT04-de_Paula-Circulacao_de_mercadorias_entre_os_wajapi_no_amapa.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2014.
______. Num mundo de muitos corpos: um estudo sobre objetos e vestimentas entre os Wajãpi no Amapá. 2015. 226 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Social – Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015a.
______. Urucum e desodorantes, resguardos e sabonetes: pensando corpos com os Wajãpi (Amapá) (trabalho completo), ed. 2015, Seminário dos Alunos do PPGAS (Museu Nacional/UFRJ), Brasil, Anais do Seminário dos Alunos do PPGAS, eletrônico, Rio de Janeiro, , p. 1-15, online, Rio de Janeiro2015b. [disponível em: http://www.seminariodosalunos.com/pdf/2015/camila-galan.pdf]
PESQUISADORES E PROFESSORES WAJÃPI. Kusiwarã. [S. l]. 2009. 82 p.
PIERRI, Daniel C. O perecível e o imperecível: lógica do sensível e corporalidade no pensamento Guarani-Mbya. 2013. 275 f. Dissertação (Mestrado) - Ciência Social (Antropologia Social), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
ROSALEN, Juliana. Aproximações à temática das DST junto aos Wajãpi do Amapari: Um estudo sobre malefícios, fluidos corporais e sexualidade. 2005. 195 f. Dissertação (Mestrado) – Ciência Social (Antropologia Social), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
SEEGER, Anthony; DA MATTA, Roberto; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. Boletim do Museu Nacional, Série Antropologia, Rio de Janeiro, n. 32, p.2-19, 1979.
VAN VELTHEM, Lúcia H. O belo é a fera: a estética da produção e da predação entre os Wayana. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia : Assírio & Alvim, 2003. 446 p. (Coisas de índios).
______. ‘Feitos por inimigos’ Os brancos e seus bens nas representações Wayana do contato. In: ALBERT, B.; RAMOS, A. (org.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Editora UNESP/ Imprensa Oficial/ IRD, 2002. pp. 61-78.
VILAÇA, Aparecida. Chronically unstable bodies: reflections on Amazonian Corporalities. Journal Of The Royal Anthropological Institute, v. 11, n. 3, p.445-464, set. 2005. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2015.
______. O que significa tornar-se outro?: Xamanismo e contato interétnico na Amazônia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 15, n. 44, p.56-72, out. 2000. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092000000300003>. Acesso em: 02 dez. 2010.
DOI : 10.1590/S0102-69092000000300003
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Araweté: os deuses canibais. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor: Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 1986. 774 p. (Coleção Antropologia Social).
Filmes
A ARCA dos Zo'e. Direção de Vincent Carelli e Dominique Gallois. Vídeo nas Aldeias, 1993. (21 min.), VHS, son., color. Legendado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Camila Galan de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.