Kayka Aramtem: Saber e tradição de um sábio Arukwayene

Autores

  • Elissandra Barros da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Carina Santos de Almeida Universidade Federal do Amapá
  • Adonias Guiome Ioiô Universidade Federal do Pará
  • Ramiro Esdras Carneiro Batista Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.4000/pontourbe.5473

Resumo

Wet (Manoel Antonio dos Santos) é o personagem principal deste filme. Ele é filho de uma Palikur com um não-indígena e neto do último grande xamã arukwayene, que esteve com o etnólogo Curt Nimuendajú em 1925, período em que este pesquisador permaneceu no rio Urucauá. Nimuendajú encontrou o avô de Wet na mesma pequena aldeia, Imawihg, habitada hoje por esse sábio, local onde ocorreu a Kayka. Tendo sido criado pelo avô após a morte precoce da mãe, Wet esteve por muitos anos renegado por seu povo, pois para os Palikur-Arukwayene o parentesco é dado pelo lado paterno. Contudo, Wet nunca saiu de sua terra, nunca viveu entre os parnah, como chama os não índios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elissandra Barros da Silva, Universidade Federal do Amapá

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente efetiva do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, que atende as etnias Palikur, Karipuna, Galibi-Maworno, Galibi-Kalinã, Apalai, Waiana, Tiriyó, Kaxuyana e Wajãpi). Foi Coordenadora do PIBID - Área de Linguagens e Códigos (2010-2012). É líder do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA) e Coordena a Ação “Saberes Indígenas na Escola Palikur”. Também desenvolve projetos de pesquisa com línguas indígenas, enfocando, principalmente, a descrição da língua Palikur e Kuruaya. Atua na área de Linguística, Descrição e Documentação de Línguas Indígenas e Educação Indígena.

  • Carina Santos de Almeida, Universidade Federal do Amapá

    Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (LABHIN/PPGH/UFSC), dedica-se aos estudos sobre a atuação da proteção tutelar nas regiões norte e sul do Brasil no século XX, com ênfase em História Indígena. Atualmente é docente no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e integra a Ação “Saberes Indígenas na Escola” com o povo Palikur-Arukwayene (Amapá), sendo membro do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA).

  • Adonias Guiome Ioiô, Universidade Federal do Pará

    Mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); graduado em Licenciatura Intercultural Indígena, Área de Linguagens e Códigos, pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e depois de formado continuou no PIBID, como supervisor. Participou de vários projetos de extensão e pesquisa, sempre relacionados com a língua e a cultura do seu povo. Foi um dos principais apoiadores do sábio Wet durante os preparativos da Kayka e foi escolhido pelo sábio como seu tradutor. Atualmente é professor de Cultura Indígena na Escola Indígena Estadual Moisés Iaparrá, na Aldeia Kumenê; orientador do Saberes Indígena na Escola Palikur e pesquisador do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene (NUKEPA).

  • Ramiro Esdras Carneiro Batista, Universidade Federal do Pará

    Cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Pará/UFPA. Professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP, atuando com formação docente em nível superior de nove etnias indígenas dos estados do Amapá e Pará e titular do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Cabo Orange/CONPARNA/AP. Membro do Núcleo Kusuvwi de Estudos Palikur-Arukwayene/NUKEPA-CNPq, tendo como áreas de interesse para pesquisa educação e escolarização; narrativas tradicionais; antropologia da guerra ameríndia; e gestão socioambiental em comunidades rurais.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Vídeos Etnográficos

Como Citar

Silva, E. B. da, Almeida, C. S. de, Ioiô, A. G., & Batista, R. E. C. (2018). Kayka Aramtem: Saber e tradição de um sábio Arukwayene. Ponto Urbe, 23, 1-4. https://doi.org/10.4000/pontourbe.5473