O papel do consumo na construção de relacionamentos entre humanos e pets

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/d1zcgq29

Palavras-chave:

relação homem x animal, pets, consumo, afeto

Resumo

Na sociedade contemporânea, vimos emergir uma família formada por membros humanos e por animais que têm entre si uma relação de afeto. Visando desvendar essa relação, dedicamo-nos a compreender como as ações de consumo manifestam e legitimam o afeto devotado ao pet e, para tanto, recorremos a uma pesquisa interdisciplinar embasada nos referenciais da sociologia do cotidiano, nos estudos de consumo e na antropologia das emoções.

Biografia do Autor

  • Juliana Abonízio, Universidade Federal de Mato Grosso

    Juliana Abonizio é professora associada IV da Universidade Federal de Mato Grosso na qual é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO). É membro do grupo de Pesquisa NEC- Estudos do Contemporâneo e membro associado da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em humanidades (ANINTER), dentre outras associações científicas. Tem experiência na área Interdisciplinar, atuando nas linhas Epistemes Contemporâneas e Comunicação e Mediações Sociais, pesquisando temas diversificados através da Sociologia da Vida Cotidiana, Estudos de Consumo, Estudos Decoloniais, Cultura Alimentar e Estudos das Relações entre Animais Humanos e Animais não Humanos. Como experiência internacional, destaca-se sua atuação como investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e as parcerias que tem firmado com pesquisadores portugueses de diversos centros. Realizou dois estágios de pós-doutoramento: 1) em 2010, no ICS da Universidade de Lisboa; 2) e em 2019 no PPG em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nas mesmas Instituições, atuou como investigadora visitante, respectivamente, em 2012 e 2016. (Texto informado ela autora, fonte currículo Lattes)

  • Eveline dos Santos Teixeira Baptistella, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT (2020), Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT (2015), Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2000), com especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá - Unic (2005). É professora efetiva do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade - UNEMAT e coordenadora do Projeto de Pesquisa Estudos Animais e MÍdia. Tem experiência em comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Produção Audiovisual, Jornalismo Ambiental e Jornalismo Científico. (Texto informado pelo autor, fonte LATTES)

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Abonizio, J. ., & dos Santos Teixeira Baptistella, E. . (2016). O papel do consumo na construção de relacionamentos entre humanos e pets. Ponto Urbe, 19, 1-24. https://doi.org/10.11606/d1zcgq29