Paixão como festa: notas etnográficas sobre a Solenidade de Corpus Christi entre tempos agonísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/pontourbe.3284

Palavras-chave:

Antropologia Urbana, Etnografia, Religião

Resumo

Quinta-feira, dia 26 de maio de 2016, pelo advento da solenidade de Corpus Christi, nos reuníamos em um grupo de professores, pós-graduandos em Antropologia Social e graduandos em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP) e seguimos para Santana do Parnaíba, região metropolitana da capital do estado de São Paulo. Chegamos à cidade antes das onze horas da manhã. Apesar da insistente sensação de frio, o sol estava presente e ia se movendo para – logo mais, ao meio-dia - atingir sua posição magnânima. O grande grupo se separou em duplas, trios ou grupos menores de pessoas que seguiram para todos os lados no centro da cidade, que ainda se aprontava para a passagem da procissão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Pimenta, FIOCRUZ

    Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), tendo realizado formação complementar em História Social. Possui mestrado (2012) e doutorado (2019) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Durante o doutoramento, realizou pesquisa de campo na Serra Leoa (África do Oeste), buscando compreender as relações entre gênero, trabalho do cuidado e a epidemia do vírus do ebola. Na USP, foi orientada pelo professor titular Dr. John Cowart Dawsey; na Fourah-Bay College/University of Sierra Leone, foi supervisionada pela professora Dra. Aisha Fofana Ibrahim. Fez farte do Institute of Gender Research and Documentation (INGRADOC - University of Sierra Leone) e do The Ebola 100 Project, coordenado pela professora Sharon Abramowtiz. A No momento, realiza pós-doutorado no Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs-Fiocruz/BA), compondo a Comissão de Equidade, Diversidade e Engajamento da instituição. Também é pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar em Emergências de Saúde Pública da (NIESP-Fiocruz). Membro do Comitê de Estudos Africanos da ABA. Ministra aulas e orienta alunas e alunos no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e é professora voluntária no Cursinho Popular Teresa de Benguela - Movivento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

  • Rosenilton Silva de Oliveira, Universidade de São Paulo

    Docente no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Antropologia Social pela USP e pela Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS,França, 2017). Mestre em Antropologia Social pela USP (2011); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Iguaçú/RJ (2007) e graduado (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade de Sorocaba/SP (2005). Coordenador do Fateliku- Grupo de pesquisa sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e religião, também atua como pesquisador associado no Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura (Lab_Arte - FE/USP) e no Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (Lab/NAU/USP). Integra a comissão editorial da revista Educação e Pesquisa (Feusp). Autor do livro "Orixás a manifestação cultural de deus": uma análise das liturgias católicas inculturadas". Atualmente desenvolve pesquisa sobre educação, identidade, religião e políticas públicas com recorte étnico-racial. Fonte: Lattes

Referências

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. 1999. O rito e o tempo: ensaios sobre o carnaval. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

DUVIGNAUD, Jean. 1983. Festas e civilizações. Fortaleza: Edições da Universidade Federal do Ceará; Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

OLIVEIRA, Rosenilton S. 2016. Orixás: a manifestação cultural de deus – uma análise das liturgias católicas inculturadas. Rio de Janeiro: Mar de Ideias.

URBANO IV. Transiturus de mundo. Disponível em: https://w2.vatican.va/content/urbanus-iv/es/documents/bulla-transiturus-de-mundo-11-aug-1264.html Acesso em 08 de dezembro de 2016.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Etnográficas Especial

Como Citar

Pimenta, D., & Silva de Oliveira, R. (2016). Paixão como festa: notas etnográficas sobre a Solenidade de Corpus Christi entre tempos agonísticos. Ponto Urbe, 19, 1-10. https://doi.org/10.4000/pontourbe.3284