Territorialidades y Conflictos en La Estación del Metro de Lima, el caso de Villa el Salvador
DOI:
https://doi.org/10.11606/nh6ff446Palavras-chave:
mobilidade, territorialidade, metrô de Lima, informalidade, espaço públicoResumo
O artigo a presenta “A Estação” como um espaço social, abordando as lógicas territoriais apreendidas por mototaxistas e comerciantes ambulantes, a partir da chegada da primeira linha de metrô na cidade de Lima. Busca-se problematizar os efeitos locais e o potencial de espaço público das estações em áreas de infraestrutura urbana precária e gestão institucional débil. A partir da etnografia urbana se demonstra que A Estação não só irradia dinâmicas funcionais, relativas ao uso do transporte, como também gera novas dinâmicas sociais no uso cotidiano de um novo cenário de mobilidade. Finalmente, o autor identifica a "janela de oportunidade" que se abre para determinados grupos suprirem as demandas por mobilidade de milhares de usuários por dia, e para tanto, desenvolvem saberes específicos sobre novas formas de organização do tempo e do espaço para oferecer serviços informais que se articulam ao uso da estação como espaço público.
Referências
AUGÉ, M. 1993. Los “no lugares” espacios del anonimato: una antropología de la sobre modernidad. Barcelona: Gedisa.
AVELLANEDA, Pau. 2007. Movilidad, pobreza y exclusión social. Un estudio de caso en la ciudad de Lima. Barcelona: Tesis doctoral en Geografía, UAB.
BORJA, Jordi. 2003. La ciudad conquistada. Madrid: Alianza Editorial
BORJA. Jordi. 2013. revolución urbana y derechos ciudadanos. Madrid. alianza editorial.
CASTELLS, Manuel. 2006. La sociedad red: una visión global. Madrid: Alianza editorial
DUHAU, Emilio y GIGLIA, Ángela. 2008. Las reglas del desorden: Habitar la metrópoli. México D.F.: siglo XXI.
DEXTRE, Juan Carlos y Pau Avellaneda. 2014. Movilidad en zonas urbanas. Lima: PUCP, Fondo Editorial.
GIDDENS, Anthony. 1990. Consecuencias de la Modernidad. Barcelona: Península.
PAQUOT, Thierry. 2001. Le quotidien urbain. Essais sur les temps des villes. Paris, La Découverte, Institut des Villes,
LEFEBVRE, Henri. 1978 [1969]. El derecho a la ciudad. Barcelona: Península.
MAGNANI, José. 2002. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. En revista brasileira de ciências sociais, vol. 17, no 49
REMY Y VOYE. 1981. Ville ordre et violence: formes spatiales et transaction sociale.
VEGA CENTENO. 2006. El espacio público. La movilidad y la Revaloración de la Ciudad. Lima. Departamento de Arquitectura Pontificia Universidad Católica del Perú.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Karina Chavez Arana
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.