Seguindo sacolas pretas em busca de igualdade e pertencimento: mercado informal, ilegalidade e consumo dos negros pobres em New York City
DOI:
https://doi.org/10.11606/1m2npe19Palavras-chave:
mercado informal, ilegalidade, consumo, negros, pobres, new york cityResumo
Para alguém que não é norte-americano ou nunca visitou Nova York, a simples menção ao termo Broadway imediatamente remete à área de casas de espetáculos que apresentam shows dos mais variados tipos, preços, gostos e tamanhos. Basta uma visita ou simples conversa com algum morador da Big Apple para desfazer o equívoco. A Broadway é uma avenida enorme que corta a ilha de Manhattan de ponta a ponta. A área sobre a qual se sobrepõe o imaginário de musicais e peças de teatro é na verdade aquela conhecida como Midtown Manhattan e situada ao redor da Times Square (rua 42) onde a Broadway corta a Sétima Avenida. Há, portanto, várias Broadways extremamente contrastantes entre si na cidade norte-americana.
Referências
EARLY, Gerald (2009). “What Is African-American Literature?” in JournalUSA (Multicultural Literature in the United States Today), US Department of State, Februrary 2009, volume 14, number 2. Disponível em: http://www.america.gov/publications/ejournalusa/0209lit.html (última visita em 11/11/2009).
GEERTZ, Clifford (2001 [1978]). “The Bazar Economy: Information and Search in Peasant Marketing” in The Sociology of Economic Life (GRANOVETTER, M., SWEDBERG, R. orgs.). Boulder. Westview Press.
GRANOVETTER, Mark (1985). “Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness”. American Journal of Sociology, 91: 481-510.
LAMONT, Michéle & MOLNÁR, Virag (2001). “How Blacks Use Consumption to Shape Their Collective Identity: Evidence From Marketing Specialists”. Journal of Consumer Culture, 2001; 1; 31.
MACEDO, Márcio (2004). “Serviço de Preto: Uma Faceta do Consumo da Juventude Afro-Paulista”. Texto apresentado na XXVIII Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), Caxambu, outubro de 2004 (mimeo).
________________ (2007). “Baladas Black e Rodas de Samba da Terra da Garoa” in Jovens na Metrópole: Etnografia de Circuitos de Lazer, Encontro e Sociabilidade (MAGNANI, J.G.C. e MANTESE, B. orgs.). São Paulo. Editora Terceiro Nome.
MOTTA, Nelson (1997). “Falsos de Verdade” in Nova York É Aqui: Manhattan de cabo a rabo. Rio de Janeiro. Editora Objetiva.
“No-Name, Brand-Name or Phony: It’s All Here”. New York Times, 9/10/2006.
POLLANYI, Karl (2001 [1944]). The Great Transformation. Boston. Beacon Press
ROSE, Tricia (1991). “Fear of black planet: rap music and black cultural politics in the 1990s”. The Journal of Negro Education, Vol. 60, number 03, Socialization Forces Affecting the Education of African American Youth in the 1990s (Summer, 1991), 276-290.
SASSEN, Saskia (1998). “The Informal Economy: Between New Developments and Old Regulations” in Globalization and Its Discontents: Essay on the New Mobility of People and Money. New York. New Press.
SENNET, Richard (1992). The Conscience of Eye; The Design and Social Life of Cities. New York. Norton & Company.
TELLES, Vera Silva (2009). “Ilegalismos Urbanos e a Cidade”. Novos Estudos Cebrap, 84, Julho, 2009. CEBRAP.
WACQUANT, Loïc (1998). “Inside the Zone: The Social Art of the Hustler in the Black American Ghetto” in Theory, Culture and Society 15 (2): 1-36.
VENCATESCH, Sudhin Alladi (2000). “The Underground Economy” in American Project: The Rise and Fall of a Modern Ghetto. Cambridge. Harvard University Press.
ZELIZER, Viviana A. (1999). “Multiple Markets: Multiple Cultures” in Diversity and Its Discontents (SMELSER, N.J. e ALEXANDER, J.C. orgs.). Princeton. Princeton University Press.
ZUKIN, Sharon (1998). “Urban Lifestyles: Diversity and Standard disation in Spaces of Consumption”. Urban Studies 35 (5-6): 825-839.
FILMOGRAFIA
Do The Right Thing. Spike Lee. 1989. USA.
Just for Kicks. Thibaut Longeville and Lisa Leone. 2005. USA.
Discografia
I’m a Hustla. Cassidy. 2005. Gravadora: Full Surface/J-Record.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Márcio Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.