Narrando vidas: evento e espetáculo no lançamento da biografia de Edir Macedo
DOI:
https://doi.org/10.4000/pontourbe.733Resumo
Por volta das 9 horas da manhã, uma fila com um número significativo de pessoas podia ser observada em uma das portas de acesso à Livraria Cultura, localizada na Avenida Paulista, e considerada um dos pontos mais importantes do circuito cultural da cidade de São Paulo. Na saída mais próxima do metrô era possível notar que mais pessoas chegavam e se juntavam à fila que a essa altura, começou a tomar uns dos quarteirões da Rua Augusta, lateral à livraria. Uma fila dessa proporção na entrada de uma livraria numa pacata manhã de sábado rapidamente chama a atenção de quem passa pelo local. A movimentação de pessoas, as fotos e a grande cobertura jornalística era observada por anônimos que não hesitavam em perguntar às recepcionistas do que se tratava tamanha agitação. Todas vestidas de preto e supervisionando a fila respondiam sem rodeios: “É o lançamento da biografia do Bispo”.
Downloads
Referências
GOMES, Edlaine. A ‘era das catedrais’ da IURD: a autenticidade em exibição. Tese de doutorado em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2004.
LEMOS, Christina & TAVOLARO, Douglas. O bispo: a história revelada de Edir Macedo. Rio de Janeiro: Larousse, 2007.
MACEDO, Edir. Nada a perder: momentos de convicção que mudaram a minha vida – Livro 1. São Paulo: Planeta, 2012.
______. Nada a perder: meus desafios diante do impossível – Livro 2. São Paulo: Planeta, 2013.
SCHELIGA, Eva Lenita. Educando sentidos, orientando uma praxis: etnografia das práticas assistenciais de evangélicos brasileiros. Tese de doutorado em Antropologia Social. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Jacqueline Moraes Teixeira, Cleto Abreu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
