Vozes da ocupação: Relatos de estudantes secundaristas em Montes Claros-MG
DOI:
https://doi.org/10.11606/75zz2487Palavras-chave:
Montes Claros, Minas Gerais, estudantes, secundaristasResumo
No âmbito da pesquisa “Adolescentes e jovens cidadãos: um olhar através da Antropologia e da Política” – realizada por docentes vinculados ao Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG)1 –, estabelecemos o interesse comum em conhecer as experiências de ocupação estudantil da Escola Estadual Monsenhor Gustavo, situada na cidade de Montes Claros-MG, com vistas a reconstitui-la através do registro das narrativas de seus agentes. A ocupação ocorreu em novembro de 2016, ao passo que as nossas incursões etnográficas se deram um ano depois, de setembro a dezembro de 2017, donde extraímos os depoimentos transcritos aqui.
Referências
Catini, C. R.; Mello, G. M. C. (2016). Escolas de luta, educação política. Centro de Estudos Educação e Sociedade, 37(137), 1177-1202. doi: 10.1590/ES0101-73302016163403
Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – MEC/ INEP. (2015). Censo Educacional – 2015. Rio de Janeiro: IBGE. Recuperado em 14 de abril de 2018, de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/montesclaros/pesquisa/13/5902
Rossi, E.; Dweck, E. (2016). Impactos do Novo Regime Fiscal na saúde e educação. Cadernos de Saúde Pública, 32(12), 1-5. doi: 10.1590/0102-311X00194316 www.ensp.fiocruz.br/csp
DOI : 10.1590/0102-311X00194316
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES. (2016). Retrospectiva: relembre as grandes vitórias da primavera secundarista. Recuperado em 04 de abril de 2018, de https://ubes.org.br/2016/retrospectiva-relembre-as-grandes-vitorias-da-primavera-secundarista/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Andrea Jakubaszko, Idalécia Soares Correia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.