Medical Drug or Shamanic Power Plant: the Uses of Kambô in Brazil. Remédio ou Planta de Poder: Os Usos do Kambô no Brasil

Autores

  • Beatriz Caiuby Labate
  • Edilene Coffaci de Lima

DOI:

https://doi.org/10.11606/qy3y9c15

Palavras-chave:

kambô, katukina, terapias alternativas, religiões ayahuasqueiras brasileiras, Nova Era

Resumo

Desde a metade da última década, em grandes cidades do Brasil, começou a se difundir o uso da secreção da perereca Phyllomedusa bicolor. Um pouco mais tarde, partir da segunda década deste século, tornou-se possível alcançar informações sobre tal difusão em cidades europeias e norte-americanas. Tradicionalmente usada como revigorante e estimulante para caça por grupos indígenas do sudoeste amazônico (entre eles, Katukina, Yawanawá e Kaxinawá), tem havido um duplo interesse pelo kambô: como um “remédio da ciência” – no qual se exaltam suas propriedades bioquímicas – e como um “remédio da alma” – onde o que mais se valoriza é sua “origem indígena”. A difusão urbana do kambô tem-se dado, sobretudo, em clínicas de terapias alternativas e no ambiente das religiões ayahuasqueiras brasileiras. Os aplicadores são bastante diversos entre si: índios, ex-seringueiros, terapeutas holísticos e médicos. Neste artigo apresentamos uma etnografia da difusão do kambô, analisando sobretudo o discurso que esses diversos aplicadores têm elaborado sobre o uso da secreção, compreendida por alguns como uma espécie de ‘planta de poder’, análoga ao peiote e a ayahuasca.

Referências

ARANHA, Ana. 2006. E a Princesa Beijou o Sapo [And the princess kissed the frog]. Época 23 Janeiro, 2006.

CARNEIRO, Henrique. 2005a. “Transformações do Significado da Palavra “Droga”: das especiarias coloniais ao proibicionismo contemporâneo” [Transformations in the Meaning of the Word “Drug”: From colonial to contemporary prohibitionist spices]. In Renato P. Venâncio & Henrique S. Carneiro (orgs.), Álcool e Drogas na História do Brasil [Alcohol and Drugs in the History of Brazil]. Belo Horizonte/São Paulo: Editora da PUC-Minas/Alameda.

CARNEIRO, Henrique. 2005b. Pequena Enciclopédia da História das Drogas e Bebidas [Little Encyclopedia of History of Drugs and Drinks]. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier

CARNEIRO, Henrique. 2008. “Autonomia ou heteronomia nos estados alterados de consciência” [Autonomy and heteronomy in the altered states of consciousness]. In Beatriz C. Labate, Maurício Fiore, Sandra Goulart, Edward MacRae e Henrique Carneiro (orgs.), Drogas e cultura: Novas perspectivas [Drugs and culture, New perspectives]. Salvador: Edufba.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 2009. “Culture” and culture. Traditional Knowledge and Intellectual Rights. Chicago: Prickly Paradigm Series.

CARVALHO, Maria Bueno. 2013. Articulações para o desenvolvimento da floresta: populações locais e políticas públicas em torno da natureza na microrregião de Cruzeiro do Sul, Acre [Joints for forest development: Local people and public policies around nature in the microregion of Cruzeiro do Sul, Acre]. Campinas: Dissertação de PhD UNICAMP.

DALY, John W. et al. 1992. “Frog secretions and hunting magic in the upper Amazon: Identification of a peptide that interacts with an adenosine receptor”. Proc. Nat. Acad. Sci., vol. 89: 10960-10963.

DOI : 10.1073/pnas.89.22.10960

DA MATTA, Roberto. 1973. “Panema: Uma tentativa de análise estrutural” [Panema: an attempt to structural analysis]. In Ensaios de Antropología Estrutural [Essays of Structural Anthropology]. Petrópolis: Vozes

FIORE, Maurício. 2007. Uso de drogas: Controvérsias médicas e debate público [Drug Use: Medical controversies and public debate]. Campinas: Editora Mercado de Letras.

GINZBURG, Carlo. 1991. História noturna: Decifrando o Sabá [Night Story: Deciphering the Sabbath]. São Paulo: Companhia das Letras.

GOULART, Sandra, Beatriz C. Labate & Henrique Carneiro. 2005. “Introduction to the ritual use of plants of power”. In: Beatriz C. Labate e Sandra L. Goulart (orgs.), O uso ritual das plantas de poder [The ritual use of plants of power]. Campinas: Mercado de Letras. Retrieved December 13, 2013 from https://www.erowid.org/library/books_online/o_uso_ritual/o_uso_ritual_intro.shtml

LABATE, Beatriz C. 2004. A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos [Reinventing the Use of Ayahuasca in Urban Centers]. Campinas: Mercado de Letras/FAPESP.

LABATE, Beatriz C. e Wladimyr Sena Araújo, eds. 2004. O uso ritual da ayahuasca [The ritual use of ayahuasca]. Campinas: Mercado de Letras.

LABATE, B. C. e Rosa V. Melo, 2010. “The UDV religion, science and academic research”. Anthropology of Consciousness 24 (2): 214–227.

DOI : 10.1111/anoc.12008

LABATE, Beatriz C. 2011. Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: Internacionalização e diversificação do vegetalismo ayahuasqueiro peruano (Ayahuasca Mamancuna merci beaucoup: Diversification and internationalization of Peruvian ayahuasca vegetalismo). Campinas: Dissertação de PhD, UNICAMP.

LABATE, Beatriz C. 2012. The shaman who turned into a frog: A promise of patented medicine. Erowid.org. Accessed November 15, 2013 from Erowid.org/animals/phyllomedusa/phyllomedusa_article3.shtml

LIMA, Edilene Coffaci de. 2005. “Kampu, kampo, kambô: O uso do sapo-verde entre os Katukina” [Kampu, kampo, Kambô: the use of sapo-verde among Katukina]. IPHAN 32: 254-267.

LIMA, Edilene C. & Beatriz C Labate. 2008. “A expansão urbana do kambô (Phyllomedusa bicolor): Notas etnográficas” [The Urban Expansion of Kambô (Phyllomedusa bicolor): Ethnographic notes]. In: Beatriz Labate, Maurício Fiore, Sandra Goulart, Edward MacRae e Henrique Carneiro (orgs.), Drogas e Cultura: Novas Perspectivas [Drugs and Culture: New Perspectives]. Salvador: Edufba.

LIMA, Edilene Coffaci de. 2009. “Entre o mercado esotérico e os direitos de propriedade intelectual: o caso kampô” [Among the esoteric market and intellectual property rights: The case kampô]. In: John Kleba e Sandra Kishi (orgs.), Dilemas do acesso à biodiversidade e aos conhecimentos tradicionais – direito, política e sociedade [Dilemmas of access to biodiversity and traditional knowledge - law, politics and society]. Belo Horizonte: Editora Fórum.

LIMA, Edilene Coffaci de. 2012. “’A gente é que sabe’ ou sobre as coisas katukina (pano)” [“The people who knows” or about things katukina (cloth)]. Revista de Antropologia 55:139-169.

DOI : 10.11606/2179-0892.ra.2012.46962

LIMA, Edilene Coffaci de. 2014. “A internacionalização do kambô (via ayahuasca): Difusão global e efeitos locais” [The internationalization of kambô (via ayahuasca): Global and local effects diffusion]. In. Carneiro da Cunha e Cesarino, Pedro (orgs.). Políticas culturais e povos indígenas [Cultural policies and indigenous peoples]. São Paulo: Edunesp. (in press)

LIMA, Edilene C. & Beatriz C Labate. 2012. Kambô: From the forests of Acre to the urban centers. Erowid.org. Accessed November 15, 2013 Erowid.org/animals/phyllomedusa/phyllomedusa_article2.shtml

LOPES, Leandro Altheman. 2001. “Herança da floresta” [Forest’s heritage]. Outras palavras Rio Branco, 13.

LOPES, Leandro Altheman. 2005. Kambô, a medicina da floresta (experiência narrativa) [Kambô, medicine of the forest (narrative experience)]. São Paulo: Monografia de graduação em comunicação, Universidade de São Paulo. Retrieved December 13, 2013 from: http://www.neip.info/downloads/leandro_kambo.pdf

MARTINS, Homero Moro. 2006. Os Katukina e o kampô: Aspectos etnográficos da construção de um projeto de acesso a conhecimentos tradicionais [The Katukina and kampo: Ethnographic aspects of building a project for access to traditional knowledge]. Brasília: Tese de mestrado em antropologia, Universidade de Brasília.

MORAES, Ricardo Gaiotto. n.d. Macunaíma: um esboço do Brasil [Macunaíma: An outline of Brazil]. Publicações de alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (Especial Macunaíma) [Publications of undergraduates and graduate of the Institute of Language Studies at UNICAMP (Special Macunaíma)]. Retrieved December 13, 2013 http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/

OTT, Jonathan. 2004. “Farmahuasca, Anahuasca e Jurema Preta: Farmacologia humana de DMT oral mais harmina” [Pharmahuasca, anahuasca and Jurema Preta: Human pharmacology of oral DMT plus harmine]. In: Beatriz C. Labate & Wladimyr Sena Araújo (orgs.), O uso ritual do ayahuasca [The ritual use of ayahuasca]. Campinas: Mercado de Letras.

PÉREZ GIL, Laura. 1999. Pelos caminhos de Yuve: Conhecimento, cura e poder no xamanismo Yawanawá [By paths of Yuve: Knowledge, power and healing in Yawanawá shamanism]. Santa Catarina: Dissertação de PhD, Universidade Federal de Santa Catarina.

PRADA, Paulo. 2006. “Poisonous tree frog could bring wealth to tribe in Brazilian Amazon”. New York Times, May 30.

ROSE, Isabel Santana de. 2005. Espiritualidade, terapia e cura: Um estudo sobre a expressão da experiência no Santo Daime [Spirituality, therapy and healing: A study on the expression of experience in the Santo Daime]. Santa Catarina: Dissertação de PhD, Universidade Federal de Santa Catarina.

RUDGLEY, Richard. 1993. Essential substances: A cultural history of intoxicants in society. New York, NY: Kodansha International.

RUDGLEY, Richard. 1999. Enciclopedia de las substancias psicoativas [Encyclopedia of psychoactive substances]. Barcelona: Paidós.

REUTEURS. 2006. Brazilian frog could cure diseases. Retrieved December 13, 2013 www.reuters.com/video/2006/06/13/brazilian-frog-could-cure-diseases?videoId=1344

SHEPARD JR., Glenn. 2005. “Venenos divinos: Plantas psicoativas dos Machiguenga do Peru” [Divine poisons: Psychoactive plants of the Machiguenga of Peru]. In: Beatriz C. Labate & Sandra Goulart (orgs.), O uso ritual das plantas de poder [The ritual use of plants of power]. Campinas: Mercado de Letras.

SOARES, Luiz Eduardo. 1994. O rigor da indiscipline: Ensaios de antropologia interpretativa [The accuracy of indiscipline: Essays of interpretive anthropology]. Rio de Janeiro: Iser/Relume-Dumará.

SOUZA, Moisés Barbosa, T. V Aquino, E. C. Lima, & M. K. Mendes. 2002. “Anfíbios”. In: Manuela Carneiro da Cunha & Mauro Almeida (orgs.), Enciclopédia da floresta. O Alto Juruá: Práticas e conhecimentos das populações [Forest Encyclopedia. The Alto Juruá: Practice and knowledge of the populations]. São Paulo: Cia. das Letras.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Labate, B. C. ., & Lima, E. C. de . (2014). Medical Drug or Shamanic Power Plant: the Uses of Kambô in Brazil. Remédio ou Planta de Poder: Os Usos do Kambô no Brasil. Ponto Urbe, 15, 1-20. https://doi.org/10.11606/qy3y9c15