Antropologia e performance: ensaios Napedra

Autores

  • Rafael da Silva Noleto

DOI:

https://doi.org/10.4000/pontourbe.2714

Resumo

“Antropologia e Performance” é uma coletânea de artigos que pode ser considerada como paradigmática no Brasil, pois coloca em evidência uma corrente teórica da antropologia que vem, paulatinamente, ganhando mais espaço nos debates acadêmicos contemporâneos. A Antropologia da Performance é uma perspectiva, isto é, um modo peculiar de enxergar a vida social como um conjunto de atos performativos que dramatizam, comunicam, reiteram e modificam status sociais. No contexto brasileiro, há que se destacar a atuação significativa do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA/USP), liderado por John Dawsey, no sentido de aquecer as discussões que consideram a vida social como dotada de certa dramaturgia que lhe dá inteligibilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DAWSEY, John; MÜLLER, Regina; HIKIJI, Rose Satiko; MONTEIRO, Mariana F.M. (orgs). Antropologia e Performance: ensaios Napedra. São Paulo: Terceiro Nome, 2013, 499pp.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

Noleto, R. da S. . (2015). Antropologia e performance: ensaios Napedra. Ponto Urbe, 16, 1-8. https://doi.org/10.4000/pontourbe.2714