Quando dois elefantes brigam, quem sofre é o capim - 50 anos de Independência de Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2025.234122

Palavras-chave:

Angola, Independência da Angola, Ensaio fotográfico

Resumo

O ano de 2025 marca 50 anos da independência de Angola dos colonizadores português. No dia quatro de fevereiro é comemorado o inicio da luta armada de 1961, chamada Revolta das Catanas, que desembocaria em 1975 a oficialidade da libertação do país. O facão (catana), presente na bandeira nacional, usado na lavoura  representa a mobilização dos trabalhadores angolanos frente à dominação dos portugueses. Em quatro de fevereiro de 2025, fui a Luanda e fotografei a região do bairro do Golfe 2, periferia da província, assim como a região central com seus monumentos históricos e as trabalhadoras informais (zungueiras). O imaginário da cidade é diverso e traz marcas da memória do país. Apresento um recorte desses traços de memória na vida cotidiana com filme e câmera analógica (muito utilizado há 50 anos atrás) contrastando as formas do passado com o presente. Quais as ligações que Angola mantém desde seu momento de libertação com a vida contemporânea? O que mudou nestes 50 anos, e o que persiste? Olhando para o memorial passado, o que Angola, desde sua periferia até o centro, vê de esperança na memória traumática de anos de guerra civil? O provérbio foi me dito por um senhor que lutou na guerra e sintetiza com sabedoria esses 50 anos: Quando dois elefantes brigam, quem sofre é o capim.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robson Andrade Gonçalves, Universidade de São Paulo

    Doutorando na Faculdade de Educação FEUSP na área de concentração Cultura, Filosofia e História da Educação, Mestre em Ciências da Informação (2016), bacharel em Biblioteconomia e Documentação (2011). Desenvolve projetos ligados ao audiovisual e a ação cultural educativa como o projeto audiovisual 'O Pensamento Vivo da Informação', do qual entrevista pesquisadores e estudiosos do tema Informação e Tecnologias da Informação na sociedade atual. Músico, escritor, professor, produtor cultural, gerencia projetos de gravações e edições de áudio e produção de vídeo. Tem experiência com televisão (TV Digital, HD, EX), arquivos digitais de vídeo, edição, captação e roteiro. Ministra palestras e cursos sobre música e trilha sonora. Co-criador e editor do Podcast de divulgação da sétima arte "Cinema do Fim do Mundo". Dirigiu e produziu um filme documentário sobre História, Memória e Iconografia da África do Sul pelo doutorado sanduíche do PSDE/CAPES 2024 pela University of Cape Town, South Africa.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos

Como Citar

Gonçalves, R. A. (2025). Quando dois elefantes brigam, quem sofre é o capim - 50 anos de Independência de Angola. Ponto Urbe, 33(1). https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2025.234122