Dança e espaços públicos: a salsa no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2025.234908Palabras clave:
dança , cidade, Rio de Janeiro, salsaResumen
O ritmo caribenho da salsa está espalhado na cidade do Rio de Janeiro, mediante variados eventos organizados em academias de dança de salão, casas noturnas, à beira da praia e centros culturais. Assim, examinar as intensas sociabilidades em torno da salsa é proveitoso para compreender a heterogeneidade e as hierarquias da vida urbana. O objetivo do presente texto é identificar conexões entre espaços dedicados à dança de salsa no Rio de Janeiro, a partir de recortes etnográficos ocorridos em dois momentos distintos em uma região objeto de sucessivas narrativas de caráter preservacionista. Descrevo trajetos e interações, evidenciando como os múltiplos sentidos da dança articulam-se à produção de espaços urbanos. Também reflito sobre como os marcadores sociais inscritos no corpo de quem pesquisa modelam as interações. A premissa do texto é que a atenção sobre modalidades perceptivas e sensíveis como a dança fornece conhecimentos contextualizados a respeito das intervenções nos espaços urbanos.
Descargas
Referencias
ACSELRAD, Maria. A Dança como Gesto de Escuta: estratégias pedagógicas em um curso universitário durante a pandemia da Covid-19. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 26, n. 3, p. 107–123, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/96500. Acesso em: 14 mar. 2025. DOI: 10.5007/2175-8034.2024.e96500.
CABANZO, Maria Pilar. Sabor, salsa, sabrosura: sociabilidade e ritual no Rio de Janeiro. 2020. 187p. Tese (Doutorado em Antropologia) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
BRITTO, Fabiana Dultra; JACQUES, Paola Berenstein. Cenografias e corpografias urbanas: um diálogo sobre as relações entre corpo e cidade. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, Salvador, v. 7, n. 2, p. 79–86, 2008.
CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
COLÓN MONTIJO, C. (org.). Cocinando suave: ensayos de salsa en Puerto Rico. San Juan: Ediciones Callejón, 2017.
CORDEIRO, Graça Índias; VIDAL, Frédéric (orgs.). A rua: espaço, tempo, sociabilidade. Lisboa: Livros Horizonte, 2008.
COSTA, Flávia Carolina da. Construindo formas de habitar: memória e política no contexto revitalizado da região portuária do Rio de Janeiro.ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste, Cuiabá, v. 7, n. 15, p. 93–108, 22 mar. 2021.
DELGADO RUIZ, Manuel. Sociedades movedizas: pasos hacia una antropología de las calles. Barcelona: Editorial Anagrama, 2007.
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, no. 92/93 (jan./jun.). 1988, p. 69-82.
HERSCHMANN, Micael. Lapa, Cidade Da Música. [s.l.] Mauad X, 2007.
HERSCHMANN, Micael; CABANZO, Maria Pilar. Contribuições do grupo musical Songoro Cosongo para o crescimento do carnaval de rua e das fanfarras cariocas no início do século XXI. Lumina, Juiz de Fora, v. 10, n,3, p. 1-16, dez.2016. DOI: https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21263
LEPECKI, André. Planos de composição: dança, política e movimento. RAPOSO, Paulo; DAWSEY, John; CARDOSO, Vânia Z; FRADIQUE, Teresa (orgs.). A terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance. Florianópolis: Editora UFSC, 2021. p. 111–122.
TODO tiene su final. Intérpretes: Héctor Lavoe; Willie Colon. Compositor: Willie Colón. In: Lo mato. Intérpretes: Héctor Lavoe; Willie Colon. [s.l]: Fania Records, 1973. 1 disco vinil, faixa 2 (5 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uTXP8VB52-I. Acesso em: 04.fev.2025.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11–29, jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KKxt4zRfvVWbkbgsfQD7ytJ/?format=pdf. Acesso em: 05.mar.2025. https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000200002
MONNET, Nadja. Flanâncias femininas e etnografia. Redobra, Salvador, v. 4, n. 11, p. 218–234, 2013.
OUR latin thing. Direção: Leon Gast. Produção: Larry Harlow; Jerry Masucci. Estados Unidos: [s. n.], 1972. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W5LAEYGuERo. Acesso em: 04.mar.2025.
PARK, R. E. A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano no meio urbano. VELHO, Otávio (org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
QUINTERO RIVERA, Ángel. Cuerpo y cultura: las músicas mulatas y la subversión del baile. Madrid: Iberoamericana, 2009.
RONDÓN, Miguel. El libro de la salsa: crónica de la música del Caribe urbano. Madrid: Turner Publications, 2017.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana, Rio de Janeiro, v. 11, p. 577–591, 2005.
VEIGA, Felipe Berocan. “O Ambiente Exige Respeito”: etnografia urbana e memória social da Gafieira Estudantina. Tese (doutorado em Antropologia)—Niterói, Brasil: Universidade Federal Fluminense, 2011.
VELHO, Gilberto. Um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
YO soy, del son a la salsa. Direção: Rigoberto López. Roteiro: Rigoberto López; Leonardo Padura. [S. l.: s. n.], 1995. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Th4IqROKs-o. Acesso em: 13.fev.2025.
WILSON, Elizabeth. O flâneur invisível. ArtCultura, Uberlândia, v. 15, n. 27, p. 43-63, jul.-dez. 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria Pilar Cabanzo-Chaparro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
