Apresentação do dossiê. O futebol como um fenômeno sociocultural: análises etnográficas e reflexões contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2025.240306

Palavras-chave:

Futebol, Antropologia, INCT Estudos do Futebol Brasileiro, Etnografia, Gênero, Resistência

Resumo

O dossiê "O futebol como um fenômeno sociocultural: análises etnográficas e reflexões contemporâneas", publicado na Ponto Urbe, reúne 14 artigos e uma entrevista que tratam o futebol para além da dimensão esportiva, enfatizando seu caráter simbólico, político e afetivo. Ancoradas em abordagens etnográficas, as contribuições exploram experiências de jogadores(as), torcedores(as), coletivos, clubes e comunidades diversas. O dossiê se organiza em sete eixos: Memória, Identidade e Torcida; Gênero e Sexualidades; Política, Resistência e Ativismo nas Arquibancadas; Tecnologias, Sons e Mediações no Futebol; Formação e Dinâmicas Internas do Futebol Profissional; Reflexões Conceituais e Teóricas sobre Futebol e Sociedade; e uma Entrevista final.  A diversidade de perspectivas reflete o compromisso do INCT Estudos do Futebol Brasileiro com a ampliação e circulação de pesquisas interdisciplinares. O dossiê, fruto de expressiva adesão acadêmica, destaca o crescimento da participação das mulhers na produção científica sobre o tema e reafirma o futebol como campo fértil para a antropologia e para debates críticos na América Latina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariane da Silva Pisani, Universidade Federal do Piauí

    Professora e Antropóloga no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí. Vice-Coordenadora do INCT Estudos do Futebol Brasileiro.

  • Caroline Soares de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

    Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduada em História pela mesma instituição e Bacharela em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem se dedicado a pesquisas sobre histórias de vida e carreiras de mulheres no futebol. No INCT Futebol coordena a linha temática "Futebóis de mulheres, indígenas e LGBTQIA+"

Referências

BRUNI, José Carlos. Apresentação - “Dossiê Futebol”. Revista USP, n. 22, 1994. pp. 6-9

DAMATTA, Roberto. Introdução. In: DAMATTA, Roberto; FLORES, Luiz Felipe Baêta Neves; GUEDES, Simoni Lahud; VOGEL, Arno. Universo do futebol: Esporte e Sociedade Brasileira. Rio de Janeiro, Pinakotheke, 1982. pp.13-18.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PISANI, Mariane da Siva. “Sou feita de chuva, sol e barro”: o futebol de mulheres praticado na cidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-11102018-110139/pt-br.php. Acesso em 24 de Fevereiro de 2025.

Downloads

Publicado

2025-08-22

Edição

Seção

Dossiê "O futebol como um fenômeno sociocultural: análises etnográficas e reflexões contemporâneas"

Como Citar

Pisani, M. da S., & Almeida, C. S. de. (2025). Apresentação do dossiê. O futebol como um fenômeno sociocultural: análises etnográficas e reflexões contemporâneas. Ponto Urbe, 33(1). https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2025.240306