Circuito da tradição: as Festas de Agosto a partir do bairro Morrinhos em Montes Claros-MG
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2025.243948Palavras-chave:
Etnografia, Tradição, Festa, Bairro, CircuitoResumo
Esse texto, elaborado a partir da articulação de alguns relatos etnográficos, descreve as observações em uma noite no bairro dos Morrinhos, onde ocorreu a festividade do “Mastro de São Benedito”, que integra a programação das Festas de Agosto de Montes Claros/MG. Morrinhos tem uma vinculação direta e orgânica com o Movimento dos Catopês, sendo o bairro de origem de muitos integrantes e onde está localizada a sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos. Por isso, o trabalho de campo teve como objetivo compreender como se dão as manifestações culturais da Festa em regiões mais afastadas do centro da cidade, especialmente na escala do bairro e de seu cotidiano, investigando as dinâmicas espaciais, os percursos e as relações sociais que envolvem uma celebração que compõe o circuito das Festas de Agosto.
Downloads
Referências
MAGNANI, José Guilherme C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.
MAGNANI, José Guilherme C. Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole. In: MAGNANI, José Guilherme C.; TORRES, Lilian de Lucca (org.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 12-53.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Brito, Isabela Veloso Lopes Versiani, Mariana Fernandes Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
