Da cidade às redes, sociabilidades e virtualizadas urbanas: um percurso etnográfico digital pelas Festas de Agosto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2025.243957

Palabras clave:

Festas de Agosto, Redes sociais, Etnografia digital, Cidade

Resumen

As Festas de Agosto de Montes Claros/MG é parte cativa do imaginário popular da cidade e sua história fundacional, atualizando por meio do folclore e da celebração popular, os signos que constituem a identidade e os sentidos de pertencimento de seus povos, permitindo a dobra da tradição e da modernidade entre gerações em uma festividade simultaneamente religiosa, profana, popular e convergente. A proposta deste texto é refletir sobre as redes sociais como modalidades axiais de presença, isto é, registros de participação de catarse e circunscrição que se codifica fisicamente e decodifica virtualmente. Para tanto, adentra-se ao percurso de observação da edição de 2023 dos festejos em sua abertura mater, a sexta-feira, apontando os procedimentos de investigação e os movimentos de reflexão, exame e empuxo das Festas de Agosto na/da/pela rede.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Gustavo Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

    Doutor em Desenvolvimento Social com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

Referencias

AGIER, M. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Terceiro Nome, 2011.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

NASCIMENTO, S. A cidade no corpo. Diálogos entre etnografia e corpografia. Ponto Urbe, n. 19, 2016.

PAULA, H. Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes. Montes Claros: Editora Unimontes, 2007.

PÊGO, B. F.; LOPES, B. C.; SANTOS, G. S.; ROCHA, J. S. B. Prevalência de Fear of Missing Out em estudantes de uma instituição de ensino superior privada do Norte de Minas Gerais: comportamento e bem estar digital no cotidiano universitário. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 15, n. 1, 2021.

PÊGO, B. F.; ROCHA, J. S. B.; SANTOS, G. S. Prevalência de Fear of Missing Out e fatores associados em estudantes universitários: sociabilidade, bem estar e cultura digital. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v. 9, n. 3, p. 410–425, 2022.

SOUZA, L. F. D. Festa na cidade: uma leitura das Festas de Agosto de Montes Claros (MG) como intervenções no espaço urbano. 2020. 181f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

Publicado

2025-12-18

Número

Sección

Dossiê "Etnografias das Festas de Agosto: experimento de pesquisa coletiva em Montes Claros/MG"

Cómo citar

Santos, G. S. (2025). Da cidade às redes, sociabilidades e virtualizadas urbanas: um percurso etnográfico digital pelas Festas de Agosto. Ponto Urbe, 33(1), e243957. https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2025.243957