Carnaval das escolas de samba: profissionalização e ação social

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.4000/pontourbe.1992

Mots-clés :

carnaval, escolas de samba, São Paulo

Résumé

Artigo elaborado a partir da Dissertação de Mestrado intitulada “O Enredo do Carnaval nos Enredos da Cidade. Dinâmica Territorial das Escolas de Samba em São Paulo” realizada no Departamento de Geografia da FFLCH – USP, defendida em 2008.

O carnaval das escolas de samba paulistanas é uma manifestação cultural que apresenta importante conteúdo social, político e econômico, contribuindo para o dinamismo da cidade uma vez que, ao se realizar, gera uma série de ações e relações entre diversos agentes e objetos. Ao longo de seu desenvolvimento, o carnaval paulistano passou por diversas transformações, acompanhando o crescimento da cidade, adaptando-se aos novos conteúdos urbanos e a imposições políticas e técnicas. As escolas de samba são uma adaptação dos cordões carnavalescos criados no início do século XX.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARROYO, Mónica. Território, transição e Futuro. In. Revista Experimental, n. 01, São Paulo, p. 77-85, jul. 1996.

BELO, Vanir de Lima. O enredo do carnaval nos enredos da cidade. Dinâmica territorial das escolas de samba em São Paulo. 2008. 228f Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 404 p.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma antropologia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.17, n. 49, jun. 2002.

SANTOS, Milton. Lazer popular e Geração de empregos. In. Lazer numa sociedade globalizada: Laisure in a globalized society. São Paulo: SESC/WLRA, 2000. p. 31-37.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: espaço e tempo: razão e emoção. 3ª. ed, São Paulo: Hucitec, 1999. 308 p.

SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana nos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: F. Alves, 1979. 345 p.

SÃO PAULO TURISMO (Diretoria de Turismo, Gerência de Planejamento Turístico, Coordenadoria de Informação e Pesquisa). São Paulo Carnaval 2006. Relatório final – pesquisa de perfil e opinião do público do carnaval 2006. São Paulo: SP Turis, 2006. 27 p.

SEABRA, Odete Carvalho de Lima. Sociedade e Território (em participação). In Ana Fani Alessandri Carlos (org.) São Paulo, Ed Fundação Perceu Abramo, 2000.

Téléchargements

Publiée

2009-07-30

Numéro

Rubrique

Cir-Kula

Comment citer

Belo, V. de L. . (2009). Carnaval das escolas de samba: profissionalização e ação social. Ponto Urbe, 4, 1-39. https://doi.org/10.4000/pontourbe.1992