Metamorfoses do contra-Estado: Pierre Clastres e as políticas ameríndias
DOI :
https://doi.org/10.4000/pontourbe.893Mots-clés :
contra-estado, políticas ameríndias, Pierre Clastres, alternância, criatividadeRésumé
Este ensaio tem como proposta apresentar o problema etnológico das políticas ameríndias por meio de um esforço de atualização das ideias de Pierre Clastres, notadamente, a ideia de “contra-Estado”. Para tanto, inicia com a exposição de casos contemporâneos, passando pelas principais teses do autor e as críticas que lhes foram dirigidas, para chegar a uma discussão sobre criação e oscilação das formas políticas ameríndias (no passado como no presente), tendo em vista sua relação com uma ontologia “perspectivista”.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Références
Téléchargements
Publiée
2013-12-30
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Copyright Renato Sztutman 2013

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Comment citer
Sztutman, R. . (2013). Metamorfoses do contra-Estado: Pierre Clastres e as políticas ameríndias. Ponto Urbe, 13, 1-23. https://doi.org/10.4000/pontourbe.893
