Objetivos, escopo e missão

Objetivos e escopo

A Revista Ponto Urbe tem como objetivos principais:

  • Manter um espaço eletrônico destinado à divulgação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas e metodológicas sobre questões e temáticas urbanas no Brasil e no mundo, privilegiando trabalhos originais da antropologia e de caráter etnográfico.
  • Promover a democratização do conhecimento antropológico e a produção do debate de trabalhos relacionados à Antropologia Urbana que também possam estar em diálogo com outras áreas do conhecimento.
  • Conferir ao Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana uma publicação periódica correspondente a sua história e ao seu grau de excelência acadêmica.

Para tanto, a publicação está organizada nas seguintes seções: Artigos inéditos que preferencialmente demonstrem um preciso enfoque antropológico em termos metodológicos, conceituais, empíricos ou teóricos; Traduções de textos raros ou atuais, não disponíveis em português; Entrevistas com pesquisadores(as) consagrados(as) no campo da Antropologia Urbana e áreas de interesse; Etnográficas, espaço destinado a relatos de campo resultados de pesquisas em andamento, reservando também um espaço para que estudantes de graduação possam publicar seus trabalhos; Material visual etnográfico, seja em formato de ensaio fotográfico ou vídeo; Dossiê, um conjunto de artigos que versem sobre um tema comum.

A publicação se propõe abrir espaço também para contribuições de autores(as) que, sem serem antropólogos(as), circulam em nosso meio e utilizam conceitos, métodos e estratégias de pesquisa próprias da antropologia como forma de problematizar e ampliar o horizonte dos recortes de estudo em suas próprias áreas. Por isso, a existência da seção Cir-kula. A referência à conhecida instituição de troca descrita pelo antropólogo Bronislaw Malinowski e retomada por Marcel Mauss, em seu famoso “Ensaio sobre a Dádiva”, aponta na direção da abertura para contatos mais ampliados.

A revista tem escopo nacional e internacional, com autores variando de estudantes de graduação experimentando suas primeiras pesquisas a autores e autoras renomados, proeminentes em seus campos, também abarcando os diferentes projetos colaborativos entre o Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana e outras instituições de pesquisa no Brasil e em outros países.

Para fins de apresentação das estatísticas editoriais da revista, são considerados artigos os materiais publicados nas seções Artigos, Dossiê (exceto o texto de apresentação), Etnográficas, Cir-Kula e Entrevistas.

São aceitos trabalhos escritos em português, inglês, espanhol e francês.

 

Missão

A Ponto.Urbe, primeiro periódico brasileiro da área da Antropologia Urbana, tem como missão fomentar e divulgar pesquisas inovadoras e originais na área de antropologia urbana, tanto no país quanto internacionalmente, e garantir a diversidade de autoria dos conteúdos publicados e das abordagens escolhidas.

A comissão editorial da Revista Ponto Urbe entende que a produção acadêmica, resultado de condições de trabalho garantidas pelos pressupostos da universidade pública, deve estar disponível e circular da forma gratuita, acessível e ampla.

Defende-se primordialmente o respeito pelos princípios éticos da investigação antropológica e sua publicação, reservando-se à equipe editorial o direito de atuar pelos meios legais disponíveis sempre que verificada a infração de tais princípios pelos(as) autores(as) dos materiais publicados ou propostos para publicação. O que inclui situações de plágio, manipulação fraudulenta da informação ou outras formas de desrespeito aos leitores.