O edifício vertical e o desenho da cidade: o concurso para o Edifício 5ª Avenida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2019.142931Palavras-chave:
Edifício Vertical, Avenida Paulista, Edifício 5ª Avenida, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Abelardo de Souza.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre o projeto do edifício e o desenho da cidade através da leitura das propostas apresentadas no concurso do Edifício 5ª Avenida em 1959, na Avenida Paulista, por Pedro Paulo de Melo Saraiva e Abelardo de Souza, respectivamente primeiro e segundo colocados. O objetivo principal é analisar o material apresentado pelos arquitetos a fim de compreender as soluções propostas para os edifícios e as relações estabelecidas com o espaço urbano da avenida. Os dois projetos
partem de um mesmo princípio de organização espacial – uma torre de escritórios implantada sobre um embasamento comercial –, apresentando, entretanto, desenvolvimentos formais e inserções urbanas muito distintas. O período do concurso caracteriza um momento de intensas transformações na Avenida Paulista. O início do processo de verticalização vem acompanhado de uma mudança de usos e relações entre os edifícios e o espaço público. Saraiva constrói o discurso do projeto propondo uma reflexão sobre a verticalização da Paulista e as possibilidades que se abriam, extrapola a solução de um problema específico conferindo um sentido mais amplo ao concurso.
Downloads
Referências
APRESENTADOS projetos de mais de 30 arquitetos para imponente conjunto comercial a ser erigido em São Paulo. Folha da Manhã, São Paulo, p. 9, 17 maio 1959.
AZEVEDO, Rocha. Um pioneiro em São Paulo: Joaquim Eugênio de Lima. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1954.
COMISSÃO de arquitetos escolhe projeto para o melhor prédio comercial de S. Paulo. Folha da Manhã, São Paulo, p. 2, 24 maio 1959a.
COMISSÃO de arquitetos escolhe projeto para o melhor prédio comercial de S. Paulo. O Estado de S.Paulo, São Paulo, p. 19, 24 maio 1959b.
CORDEIRO, Helena Kohn. Centro da metrópole paulistana: expansão recente. São Paulo: Edusp, 1980.
ESPALLARGAS GIMENEZ, Luis. Pedro Paulo de Melo Saraiva: arquiteto. São Paulo: Romano Guerra, 2016.
FELDMAN, Sarah. Planejamento e zoneamento: São Paulo 1947-1972. São Paulo: Edusp: Fapesp, 2005.
FRÚGOLI JR., Heitor. Centralidade em São Paulo: trajetórias, conflitos e negociações na metrópole. São Paulo: Cortez: Edusp, 2000.
SARAIVA, Pedro Paulo de Melo. Edifício 5ª Avenida. Acrópole, São Paulo, n. 255, p. 88-91, 1960.
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil: 1900-1990. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2014.
SOMEKH, Nadia. A cidade vertical e o urbanismo modernizador. 2. ed. São Paulo: Editora Mackenzie: Romano Guerra, 2014.
SOUZA, Abelardo de. Arquitetura no Brasil: depoimentos. São Paulo: Diadorim, 1978.
SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. Produção e apropriação do espaço metropolitano: a Avenida Paulista em São Paulo. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. A construção do espaço. São Paulo: Nobel, 1986. p. 135-149.
WILHEIM, Jorge. São Paulo metrópole 65. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1965.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais