Burle Marx and his collaborations: micro-histories of modern dreams in Brazilian design and culture micro-landscapes in small Uruguay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2023.194485

Palavras-chave:

Gesamtkunstwerk. Publicidade. Imaginários modernos. Burle Marx. Uruguai.

Resumo

Este artigo investiga preliminarmente a obra de Burle Marx no Uruguai nas décadas de 1950 a 1980. Nesse período, ele colaborou de forma fragmentária com dois pioneiros do design moderno no Uruguai: Luis García Pardo e Walter Pintos Risso. Eles tentaram materializar pragmaticamente a ideia de Gesamtkunstwerk, de uma obra de arte total, produzida para uma burguesia local. Isso se expressou na arquitetura de edifícios, jardins, obras de arte incorporadas – como esculturas e murais –, móveis de autor e gráficos publicitários para seus próprios produtos. Como metodologia, foram revisadas fontes primárias, alguns acervos documentais ainda não acessíveis ao público, imprensa de época e folhetos publicitários; foram visitadas as obras em estudo e realizadas entrevistas com pessoas ligadas à obra de Burle Marx e dos citados arquitetos uruguaios 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ÁBALOS, Iñaki. Roberto Burle Marx el movimiento moderno con jardín. Paisea, Valencia, n. 2, p. 3-13, 2007. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4040232. Acesso em: 5 jun. 2023.

ÁBALOS, Iñaki. Naturaleza y artificio: El ideal pintoresco en la arquitectura y el paisajismo contemporáneo. Barcelona: Gustavo Gili, 2009.

ADAMS, William Howard. Roberto Burle Marx: the unnatural art of the garden. New York: The Museum of Modern Art, 1991.

BURLE MARX, Roberto. Perspective in watercolour. [192-]. Color. García Pardo Archive – Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo.

BURLE MARX, Roberto. Garden floor plan for a garden project. 1953. García Pardo Archive – Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo.

BURLE MARX, Roberto. [Letter addressed to García Pardo]. Receiver: García Pardo. Montevideo, september 1956. 1 page.

BURLE MARX, Roberto. Áreas verdes y medio ambiente. Arquitectura. Revista de la Sociedad de Arquitectos del Uruguay, Montevideo, n. 248, p. 26-29, 1980.

CAPANDEGUY, Diego. El encanto de la Medianía. Uruguay y sus arquitecturas recientes. In: OTERO, Ruben. Panorama de la Arquitectura Uruguaya. São Paulo: MCB, 2009.

CAVALCANTI, Lauro. Moderno e brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

COMAS, Carlos Eduardo; CANEZ, Anna Paula; BOHRER, Glênio Vianna. Arquiteturas Cisplatinas: Roman Fresnedo Siri e Eladio Dieste em Porto Alegre. Porto Alegre: UniRitter, 2004

DI MAGGIO, Nelson. Artes Visuales en Uruguay. Diccionario Crítico. Montevideo: Zonalibro, 2013.

DOHERTY, Gareth (ed.). Roberto Burle Marx Lectures: Landscape as Art and Urbanism. Zürich: Lars Müller, 2018.

FERNANDEZ GÓMEZ, Natalia. El jardín como laboratorio; la huella de Burle Marx en Leonardo Silva Delgado. 2019. Trabajo Fin de Grado (Grado en Fundamentos de la Arquitectura) – Universidad Politécnica de Madrid, Madrid, 2019. Disponível em: https://oa.upm.es/55847/. Acesso em: 6 nov. 2021

GAETA, Julio Cesar. Luis García Pardo. Monografía El arqa. Montevideo: Dos Puntos, 2001.

LIERNUR, Jorge Francisco. The South American Way: o milagre brasileiro, os Estados Unidos e a Segunda Guerra Mundial – 1939-1943. In: GUERRA, Abílio. Textos fundamentais sobre história da arquitetura moderna brasileira, parte 2. São Paulo: Romano Guerra, 2010.

LOPEZ DE HARO, Diego. Luis García Pardo (1953-1963) El proyecto como revelación. 2016. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Departamento de Projectes Arquiectônics, Universitat Politècnica de Catalunya, Barcelona, 2016. Disponível em: http://surl.li/hfxur. Acesso em: 10 nov. 2021.

MEDERO, Santiago. Luis García Pardo. Montevideo: Udelar, 2012.

PARDO, Luis García. Edificio Gilpe. [192-]. Building sales brochure, 15 pages, A4 size. García Pardo Archive – Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo.

PARDO, Luis García. García Pardo’s Curriculum Vitae. [192-]. García Pardo Archive – Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo.

PARDO, Luis García. Garden plan, Gilpe building. 1953. García Pardo Archive – Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo

POLIZZO, Ana Paula. Burle Marx e as narrativas construídas: Uma revisão necessária. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 13., 2019, Salvador. Congresso […]. Salvador: Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, 2019. Disponível em: http://surl.li/hfxwg. Acesso em: 20 dez. 2021.

RIGOTTI, Ana Maria. Brazil Deceives. BLOCK – Revista de Cultura de la Arquitectura, la Ciudad y el Territorio, Buenos Aires, n. 4, p. 78-86, 1999. Disponível em: https://sisbibliotecas.ort.edu.uy/bib/85400. Acesso em: 5 jun. 2023.

REY ASHFIELD, William; KUTSCHER, Christian; BARRIOLA, Nicolás. Montevideo afuera. Montevideo: BMR Productos Culturales, 2015.

SEGAWA, Hugo Massaki; SUZUKI Juliana Harumi. Luis García Pardo e os brasileiros. O intercâmbio da modernidade entre o Uruguai e o Brasil. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 14., Belém. Congresso […]. Belém: Universidade Federal do Pará, 2022.

TORRENT, M. L. Un equipo de cinco artistas reunido en una obra de valor internacional. El Pais Newspaper, Montevideo, 20 mayo 1963a.

TORRENT, M. L. Integración e las Artes en un modern edificio para rentas. El Pais Newspaper, Montevideo, 20 mayo 1963b.

TUJA, Juan Pablo. El proceso de proyecto del Edificio Positano y el proceso de interpretación. Montevideo: Ediciones Universitarias, 2018.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sprechmann Gomez, M. A. (2023). Burle Marx and his collaborations: micro-histories of modern dreams in Brazilian design and culture micro-landscapes in small Uruguay. PosFAUUSP, 30(56), e194485. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2023.194485